08/12/22 |

Embrapa é homenageada no Dia Nacional do Extensionista Rural

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Bárbara Henriques

Bárbara Henriques - Diretor de Negócios, Tiago Ferreira, recebeu a homenagem em nome da Embrapa

Diretor de Negócios, Tiago Ferreira, recebeu a homenagem em nome da Embrapa

Em celebração aos 74 anos dos serviços de assistência técnica e extensão rural no Brasil, a Câmara dos Deputados realizou sessão solene no plenário na segunda-feira (5). O diretor-executivo de Negócios, Tiago Ferreira, recebeu a homenagem dedicada à Embrapa por sua contribuição histórica à extensão rural.

“Para a Embrapa, é uma honra e orgulho participar desta solenidade em homenagem aos 74 anos da extensão rural brasileira. A nossa relação com a extensão rural é de completa simbiose, pois nossa missão é viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura. Portanto, nosso trabalho só será bem sucedido quando ocorrer a adoção efetiva dessas soluções tecnológicas. Assim, é fundamental para o nosso trabalho a parceria para a difusão tecnológica e apoio junto aos agricultores”, disse o gestor.

Ele enfatizou que o sucesso do extensionista depende da qualidade e da capacidade de atender as necessidades e gerar o desenvolvimento dos agricultores a partir das tecnologias levadas. Para ilustrar, o diretor apresentou alguns resultados dos trabalhos realizados em parceria com a extensão rural: o lançamento recente do pequi sem espinho, pela Embrapa Cerrados e a Emater/GO; a realização, em dezembro, da primeira Feira de Agroecologia em Pelotas (RS), com mais de 45 expositores, em parceria com a Emater/RS; e a promoção, em novembro, de seminário para tecnologias e promoção da sustentabilidade da agropecuária no semiárido mineiro, com o Senar, a Anater e a Emater/MG.

Porém, segundo Ferreira, ainda há muitos desafios pela frente. Por um lado, o Brasil é uma liderança agroambiental, grande produtor e exportador de cadeias produtivas; por outro, possui um grande contingente de propriedades rurais que precisam da extensão rural para a geração de desenvolvimento e renda. “O apoio passa por créditos e gestão, mas também pela adoção das melhores práticas e tecnologias que possam levar mais renda e segurança alimentar para o País”, explicou, lembrando que a Embrapa possui um conjunto de tecnologias voltadas para o pequeno produtor.

A sessão solene contou com a participação da Embrapa, da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), da Federação da Assistência Técnica e Extensão Rural, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf), e dos escritórios de Emater de vários estados brasileiros. Participaram da solenidade os deputados Zé Silva (Solidariedade-MG) e Bohn Gass (PT-RS), parlamentares que presidiram a sessão, além de Pedro Uczai (PT-SC) e Érika Kokay (PT-DF).

Tânia Zanela, da OCB, lembrou que, nesses 74 anos, as cooperativas têm sido importantes para o desenvolvimento da extensão rural: 74% da produção brasileira passa por uma cooperativa e, dos quase um milhão de cooperados, 72% são da agricultura familiar. Cerca de 63% dos cooperados recebem assistência técnica, porém, somente 20% em todo o Brasil acessam a extensão rural pública. “Com certeza precisamos evoluir nesta política pública, pois somos ponto fundamental da segurança alimentar no Brasil e no mundo”, destacou.

José Cláudio Fidelis Pereira, da Federação da Assistência Técnica e Extensão Rural, ressaltou a diversidade da extensão rural brasileira, presente em todas as cinco regiões. Filho e neto de agricultores familiares, lembrou das dificuldades que passou no campo, com a ausência de políticas públicas. “A extensão rural pública brasileira tem um papel importante neste País na defesa da segurança alimentar e soberania, para a valorização das culturas e das comunidades e para o enfrentamento das mudanças climáticas”, disse. Para ele, o sistema público de extensão rural é a rede mais abrangente e cobre cerca de 95% do território brasileiro, por isso sua importância para o desenvolvimento do País.

Daniel Carrara, do Senar, destacou o esforço concentrado da instituição em transferir tecnologia para o produtor, contribuindo com capacitações e assistência técnica e gerencial. Ele enfatizou também a parceria com Anater, Mapa, OCB, Contag e Embrapa.

Durante a solenidade, o deputado Zé Silva entregou ao coordenador do núcleo de Desenvolvimento Agrário da equipe de transição de governo, deputado Pedro Uczai, a minuta de medida provisória que concilia agricultura familiar e extensão rural e prevê repasse de recursos e investimentos para o setor, estabelecendo cinco eixos de ação. A MP amplia os efeitos da Lei nº 14.275/2021, que expira no final deste mês.

O Dia Nacional do Extensionista Rural é comemorado no dia 6 de dezembro. No Brasil, os primeiros registros da extensão rural são de 1978. Esse profissional tem, entre outras funções, o papel de apoiar a agricultura familiar e compartilhar conhecimento, tecnologias e políticas públicas. O Brasil tem aproximadamente 20 mil extensionistas.

O evento completo está disponível aqui.

Superintendência de Comunicação (Sucom)

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/