02/02/23 |

Via Satélite - Notas da edição 01/2023

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Captura de tela

Captura de tela - Trabalho premiado apresenta como foi construída ferramenta que mostra a dinâmica da vegetação natural e das culturas irrigadas no Oeste da Bahia, ao longo do ciclo das culturas, como evapotranspiração, biomassa, produtividade da água e NDVI

Trabalho premiado apresenta como foi construída ferramenta que mostra a dinâmica da vegetação natural e das culturas irrigadas no Oeste da Bahia, ao longo do ciclo das culturas, como evapotranspiração, biomassa, produtividade da água e NDVI

Trabalho é premiado em Congresso Brasileiro de Meteorologia

O artigo “Indicadores agrometeorológicos disponibilizados para produtores do oeste da Bahia”, de autoria da pesquisadora Janice Freitas Leivas, da Embrapa Territorial, recebeu menção honrosa no XXll Congresso Brasileiro de Meteorologia (CBMET), realizado em Bauru, SP, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro de 2022. A publicação divulga informações sobre o desenvolvimento do aplicativo Monitora Oeste, que disponibiliza dados sobre a dinâmica da vegetação natural e das culturas irrigadas no Oeste da Bahia, ao longo do ciclo das culturas, como evapotranspiração, biomassa, produtividade da água e NDVI. Colaboraram a pesquisadora Celina Takemura, a analista Edlene Garçon e o pesquisador Antônio Heriberto Teixeira (Universidade Federal de Sergipe). Clique aqui para ler o artigo.

 

Posse do novo secretário de agricultura de SP

O chefe-geral, Gustavo Spadotti, participou da cerimônia de posse do novo secretário estadual de Agricultura de São Paulo, Antonio Júlio Junqueira de Queiroz, em 10 de janeiro. Spadotti destacou a interação entre a equipe que deixa e a equipe que assume o comando da Pasta. Destacou também a presença do governador Tarcísio de Freitas no evento. “Isso revela a importância do agro para São Paulo”, avaliou.

 

Cosag/Fiesp

O chefe-geral da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti, participou da primeira reunião do ano da diretoria da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), realizada em São Paulo, SP, em 16 de janeiro. O evento contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que abordou temas potenciais para aumentar a competitividade da economia brasileira.  Spadotti é membro do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp (Cosag).


Indicadores multicritério de sustentabilidade

O pesquisador João Alfredo Mangabeira, da Embrapa Territorial, apresentou a metodologia criada para avaliação da sustentabilidade de unidades de produção agrícola do bioma Amazônia durante sua palestra virtual no I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas Amazônicos da Universidade Federal de Roraima (PPGAA-UNIR), dia 8 de dezembro. 

A metodologia foi criada no âmbito do projeto de Inclusão GeoDigital (IGGTS) com a participação da comunidade amazônica. Ela envolve a avaliação de cinco critérios: governança, ambiental, social, econômico e agronômico


Governança da Terra

Entre os dias 28 e 30 de novembro, o analista Carlos Alberto de Carvalho, da Embrapa Territorial, participou do “Seminário Internacional sobre Governança Responsável da Posse da Terra”, realizado em Belém, PA. O evento foi promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Como parte da programação, foram organizadas visitas-técnicas às comunidades Ygara, Ribeirinho e Filha do Combu, todas integrantes do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) da Ilha do Combu, próximo à capital paraense. As comunidades são constituídas por pescadores artesanais, extrativistas e pequenos agricultores.

 

Café Carbono Neutro

O chefe-geral, Gustavo Spadotti, ministrou palestra sobre a sustentabilidade da cafeicultura brasileira, em 29 de novembro de 2022, na 1ª Jornada: “O Mercado e o Café Carbono Neutro”, realizada em Monte Carmelo, MG. Ele falou no painel “Carbono Neutro: Ciência, Educação, Estratégia e Comunicação”, moderado pela jornalista Karla Spotorno, do Broadcast Agro / Estadão. Participaram do mesmo debate o professor Ronaldo Seroa da Motta, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e o coordenador do Observatório de Bioeconomia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Daniel Barcelos Vargas. 

 

Apassul

A chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Lucíola Magalhães, ministrou palestra na Seedwek, evento on-line promovido pela Universidade Corporativa Apassul. A apresentação aconteceu em 29 de novembro de 2022, quando ela falou sobre “Atribuição, uso e ocupação das terras no Brasil: o papel do produtor rural na preservação da vegetação e mecanismos criados para valorização desses compromissos”. A transmissão do evento está disponível aqui.


Tecnologias digitais

A chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Lucíola Magalhães, participou, em 23 de novembro, do GRI Agro 2022, promovido pelo GRI Club, uma organização internacional que promove eventos e ações com foco em relacionamentos entre profissionais e organizações. Lucíola foi uma das debatedoras no painel sobre Tecnologia, que abordou big data, business intelligence e data analytics.


Carbono

No dia 20 de janeiro de 2023, o chefe-geral, Gustavo Spadotti, e o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, José Gilberto Jardine, receberam dirigentes da NaturALL Carbon, uma startup que desenvolve projetos para quantificar, certificar e comercializar créditos de carbono no solo de propriedades agrícolas que utilizam agricultura regenerativa ou conservacionista.

 

Barra Mansa Alimentos

A chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Lucíola Magalhães, a pesquisadora Márcia Dompieri e o analista Carlos Alberto Carvalho participaram de reunião remota, em 20 de janeiro, com representantes da Barra Mansa Alimentos, com o intuito de identificar possibilidades de parcerias.

 

Pastagens Degradadas

Em de 20 de dezembro, um grupo de profissionais da área de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial visitou a sede do Instituto Brasileiro de Análises (Ibra). As duas instituições discutem possibilidades de parceria em pesquisa sobre solos.


Premiação de produtores de café paulistas

O chefe-geral, Gustavo Spadotti, participou da cerimônia de premiação do 21º Concurso Estadual “Qualidade do Café Paulista”, realizada na sede do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em 22 de dezembro de 2022. Promovido pelo instituto de pesquisa, em parceria com a Fundag – Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola, a Syngenta e a Jacto, a iniciativa reconheceu os melhores produtores do grão, no estado, em quatro categorias.

 

10 anos da Orgânicos Sul de Minas

A pesquisadora Gisele Freitas Vilela participou do evento de comemoração dos dez anos da Central de Associações Orgânicos Sul de Minas, em Inconfidentes, MG, no dia 13 de dezembro de 2023. A organização de agricultores é parceira da Embrapa no desenvolvimento de um sistema digital para facilitar o processo de certificação de alimentos orgânicos.


Horticultura

Em 6 de janeiro, a Embrapa Territorial recebeu a visita de Manoel Oliveira, presidente da Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), vice-presidente da Cooperflora e diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort). 


Mato Grosso

Já em 10 de janeiro, o chefe-geral, Gustavo Spadotti, recebeu o ex-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso (Famato), Normando Corral, com quem discutiu possibilidades de parceria em projetos no estado.

Alan Rodrigues (MTb 2625 JP/CE) e Vivian Chies (MTb 42.643/SP
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3211-6200

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

curtas-viasat