08/03/23 |   Estudos socioeconômicos e ambientais

Pesquisadoras da Embrapa são selecionadas para compor grupo técnico consultivo da FAO

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo pessoal.

Arquivo pessoal. - As pesquisadoras Paula Packer (esquerda) e Rachel Prado.

As pesquisadoras Paula Packer (esquerda) e Rachel Prado.

A Parceria de Avaliação e Desempenho Ambiental da Pecuária (Livestock Environmental Assessment and Performance Partnership - Leap), da FAO, informa que selecionou no mundo todo cerca de 72 profissionais representando 28 países para compor seus grupos técnicos consultivos (TAGs). Pelo Brasil, são apenas cinco profissionais, sendo dois da Embrapa.

No final do ano passado, foi aberta uma chamada para seleção de membros para os grupos técnicos consultivos sobre diretrizes de abordagens de bioeconomia circular e serviços ecossistêmicos. O secretariado recebeu 48 inscrições de todo o mundo em cada uma das modalidades. Foram selecionadas 36 para cada uma delas. Os profissionais escolhidos foram convidados pela Leap para participarem da primeira reunião do TAG, a ser realizada presencialmente na sede da FAO, em Roma, Itália, nos dias 18 e 19 de abril.

Para o grupo sobre abordagens de bioeconomia circular, do qual fazem parte 36 especialistas de 24 países, a pesquisadora Ana Paula Contador Packer, chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, foi uma das selecionadas representando o Brasil, juntamente com o professor Adibe Luiz Abdalla, da Universidade de São Paulo (USP). Na lista há profissionais da Argentina, Austrália, Bangladesh, Canadá, China, Costa Rica, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Irã, Itália, Quênia, México, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Reino Unido, Ruanda, Turquia, Uganda e Uruguai.

Paula, que preside o conselho gestor do AgNest – laboratório vivo para viabilizar a conexão entre startups, grandes empresas do agro e a Embrapa – destaca a importância desta conexão da série de bios: bioeconomia, bioprodutos, bioinsumos, biocombustíveis, biofertilizantes etc., pois é preciso olhar para a possibilidade de transformar o agro, que vem sofrendo mudanças significativas. “A grande fronteira do conhecimento é uma junção do agro, do bio e do tech. Temos que olhar para todas essas séries de bios juntamente com a tecnologia e com o agrossustentável”, prevê.

“Será uma grande oportunidade trabalhar em conjunto e trazer essa riqueza que o Brasil tem construído, para que possamos realmente olhar para uma bioeconomia mundial, dentro de uma economia circular, uma economia voltada para a biodiversidade, com todo esse potencial de bioprodutos”, sugere.

Para o grupo de serviços ecossistêmicos, com 36 especialistas de 20 países, foi selecionada a pesquisadora da Embrapa Solos (RJ) Rachel Bardy Prado, juntamente com mais dois cientistas brasileiros, o professor Marcelo Beltrão Molento da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e a pesquisadora Sílvia Regina Silva de Oliveira Bento da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Nessa diretriz, além dos países que integram o grupo de bioeconomia circular, entram Gâmbia, Paquistão, Tunísia e Zimbábue.

Rachel Prado, que vem atuando no tema no âmbito do Portfólio Serviços Ambientais da Embrapa, explica que o objetivo do TAG é gerar, até 2024, diretrizes para medir e contabilizar a multifuncionalidade dos serviços ecossistêmicos fornecidos no âmbito da pecuária. O desempenho ambiental da pecuária global é avaliado continuamente pela Leap.

“O grupo trabalhará em conjunto com redes de pesquisa para apoio à tomada de decisão, que atuam nos temas biodiversidade, nutrientes, água e carbono do solo, tais como Global Agenda for Sustainable Livestock (GASL), German Association of the Study of the Liver (GASL), Global Soil Partnership e Ecosystem Services Partnership”, acrescenta.

Eliana Lima (MTb 22.047/SP)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3311-2748

Fernando Gregio (MTb 42.280/SP)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 2179-4622

Tradução em inglês: Ana Maranhão
Superintendência de Comunicação

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/