16/03/23 |   Comunicação  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa no roteiro da comitiva do Programa AgroBrazil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Conhecer a pesquisa voltada para a sustentabilidade e o desenvolvimento das cadeias produtivas de suínos e aves foi o foco da visita da comitiva do Programa AgroBrazil, que reúne diplomatas e representantes de seis países, nesta quinta-feira, dia 16, na Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia (SC).

A instituição de pesquisa fez parte do roteiro da visita organizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com a articulação da Federação da Agricultura e Pecuária – Santa Catarina (FAESC). A proposta foi apresentar à comitiva os trabalhos que desenvolve em prol da suinocultura e avicultura do país, mostrando a produção e sustentabilidade das cadeias. A primeira apresentação foi feita pelo chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, pesquisador Everton Krabbe, que contextualizou a dinâmica de trabalho da Empresa e os cenários agropecuários e de produção dessas duas cadeias. Também enfatizou a importância e o impacto das cooperativas na produção agropecuária. “As cooperativas têm um papel social muito forte, sempre voltado para as necessidades e organização da produção. Nós da Embrapa, também olhamos com muita atenção para esse trabalho e atuamos junto”, destacou ele. “Nossas pesquisas estão sempre alinhadas à cadeia produtiva e atendem a todas as escalas de produção”, acrescentou.

Outra apresentação para os visitantes foi focada na infraestrutura e pesquisas da Embrapa Suínos e Aves, feita pelo chefe de Transferência de Tecnologia, pesquisador Franco Martins Muller. Ele destacou os principais projetos em andamento, como a pesquisa em carne cultivada de frango e xenotransplante. Também mostrou os produtos e projetos que já estão ao acesso do produtor, como as genéticas de suínos e de aves e aplicativos, bem como a contribuição com políticas públicas. Finalizando a visita, a comitiva fez um tour pela Unidade para conhecer as principais estruturas de pesquisa.

A recepção da comitiva foi feita pela Chefia da Embrapa Suínos e Aves e pelo prefeito de Concórdia, Rogério Luciano Pacheco, que acompanhou as apresentações. Entre os visitantes estrangeiros fizeram parte da comitiva embaixadores e representantes da Bélgica, Moçambique, Nigéria, Paraguai, Reino Unido e Uruguai.

A visita integra o Programa de Intercâmbio AgroBrazil, desenvolvido pela CNA com o objetivo de apresentar a realidade da produção agropecuária nacional para representantes de delegações estrangeiras e permitir um contato próximo e direto entre os diplomatas e os produtores rurais brasileiros.

De acordo com a assessora técnica da CNA e organizadora da visita, Maria Rita Lana Padilha, nos últimos cinco anos, o AgroBrazil levou representantes de 32 delegações estrangeiras aos Estados da Bahia, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Cada região escolhida apresentou um aspecto da diversa produção agropecuária brasileira.

Santa Catarina é o oitavo Estado a receber a visita, no período de 13 a 16/03/2023, percorrendo diversas cidades do Estado.

 

Monalisa Leal Pereira (MTb/SC 01139)
Embrapa Suínos e Aves

Contatos para a imprensa

Telefone: (49) 34410400

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

faescvisita-internacionalagrobrazilcnarelacoes-internacionais