21/03/23 |   Produção animal  Transferência de Tecnologia

Nova cultivar de amendoim forrageiro é apresentada no Centro Oeste

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Giselle Lessa

Giselle Lessa -

Com até 29% de proteína e alta produção de forragem, a BRS Oquira intensifica a produção de carne e leite, aumentando a sustentabilidade da pecuária a pasto.

 

Os participantes da Tecnoshow Comigo 2023 e da Dinâmica Agropecuária (Dinapec) terão a oportunidade de conhecer a nova cultivar de amendoim forrageiro desenvolvida pela Embrapa Acre, a BRS Oquira. Rica em proteína e com alta produção de forragem, a tecnologia é alternativa para intensificar a produção de carne e leite e viabilizar uma pecuária a pasto mais sustentável nos biomas Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado. 

A Dinapec, feira bianual com o objetivo de mostrar aos visitantes as principais tecnologias geradas pela Embrapa e seus parceiros, acontece entre 22 e 24.de março, na Vitrine Tecnológica da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS). Já na semana seguinte, de 27 a 31, no Centro Tecnológico Comigo (CTC), em Rio Verde (GO), é realizado o Tecnoshow, feira de vitrine tecnológica voltada para pequenos, médios e grandes produtores.

A ação faz parte das atividades de lançamento da cultivar, disponibilizada no mercado em novembro de 2022. Fruto de uma pesquisa de 15 anos, a BRS Oquira é resultado de avaliação e seleção de materiais genéticos, testada nas condições de clima e solo dos três biomas. Rica em proteína e com alta produção de forragem, a tecnologia é alternativa para intensificar a produção de carne e leite e viabilizar uma pecuária a pasto mais sustentável. Os estudos mostraram que, em cultivos adubados e irrigados, o teor de proteína bruta na planta chega a 29%, valor que garante alimento de qualidade para o rebanho e melhora a produtividade animal.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Acre e coordenadora do Programa de Melhoramento Genético do Amendoim Forrageiro, Giselle de Assis, diferente de outras leguminosas que concentram a proteína nas folhas, o amendoim forrageiro possui elevado teor proteico também nos talos, característica que possibilita uma forragem de alta qualidade. Em experimentos sem adubação e irrigação, a cultivar BRS Oquira apresenta 22% de proteína bruta, teor de fibra em torno de 43% e 68% de digestibilidade de matéria seca (forragem).

 

Resistente e tolerante

A nova cultivar confere perenidade a pastos consorciados, mesmo associada com gramíneas de maior porte em condições de sombreamento. Além disso, por ser uma espécie estolonífera (possui caule com diversos pontos de enraizamento), consegue se multiplicar rapidamente na pastagem e cobrir totalmente o solo, aspecto que evita processos erosivos e permite persistência quanto ao pastejo e pisoteio do gado. 

Os resultados das pesquisas mostraram, ainda, que é tolerante a solos encharcados. Essa característica possibilita o consórcio com gramíneas adaptadas a essa condição, em áreas afetadas pela síndrome da morte do braquiarão, doença associada ao encharcamento do solo e ataques de fungos, considerada o principal fator de degradação de pastagens na Amazônia.

 

Onde encontrar

A cultivar BRS Oquira está registrada no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e os interessados podem adquirir o produto em viveiristas de quatro estados (Acre, Ceará, Minas Gerais e São Paulo), licenciados pela Embrapa. No Acre, a estimativa de produção de mudas da cultivar é de 16 toneladas por ano, com colheita a cada quatro meses. 

Clique aqui e confira mais informações sobre a cultivar, com os contatos dos viveiristas e material sobre a produção de viveiro e estabelecimento do amendoim forrageiro.

 

 

Fabiano Estanislau (MTb 453/AC)
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: (68) 3212-3250 / 3262

Colaboração: Bruna Rosa
Embrapa Acre

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/