28/03/23 |

Embrapa participa de primeiro Dia de Campo sobre Hortifrutis em Boa vista

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Jeana Macieira

Jeana Macieira -

No último dia 24 e 25 de março a Embrapa Roraima participou do Dia de Campo da Hortifrutis promovido pela Prefeitura de Boa Vista, no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), na estrada do Bom Intento. O objetivo foi apresentar possibilidades de diversificação da produção agrícola familiar, por meio da apresentação de novas tecnologias e culturas, reunindo produtores rurais, estudantes e técnicos.

Durante o evento, a Embrapa Roraima apresentou quatro novas cultivares de macaxeira e realizou palestras ministradas por pesquisadores e analistas nos dois dias. O pesquisador Daniel Schurt abordou o “Manejo de Murcha Bacteriana do tomateiro”, uma doença presente em Roraima que dificulta a produção de frutos de qualidade o que encarece o produto. Dentre as técnicas de manejo, temos a escolha a área, solarização, plantio de material menos sensível, a enxertia em matérias resistentes, foram algumas técnicas abordadas.

 

Os analistas Admar Bezerra e José Alberto Mattioni ministraram palestra sobre as “Cultivares de Macaxeira para o Cerrado de Roraima”, com informações detalhadas sobre o manejo das cultivares; BRS Dourada, BRS Gema de Ovo, BRS Japonesa e a Saracura, que foram apresentadas no dia de campo, bem como os cuidados necessários para um cultivo bem-sucedido.

 

 

Edvan Chagas, chefe-geral da Embrapa Roraima, e Amaury Bendahan, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, também estiveram presentes no evento e, na ocasião, conversaram com o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, reforçando a importância das parcerias para melhor difusão das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e a prefeitura.

Segundo Guilherme Adjuto, secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), “a parceria com a Embrapa, que foi fundamental para o sucesso do evento, pois trouxe conhecimento e soluções tecnológicas para os pequenos agricultores” destacou.

O evento foi uma oportunidade para os agricultores locais conhecerem as mais recentes pesquisas em hortifruticultura e aprenderem técnicas inovadoras para melhorar a produtividade de suas culturas. Além de trocar informações e discutir com os pesquisadores da Embrapa e outros especialistas, e assim, melhorar seu conhecimento sobre as culturas apresentadas.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação - NCO
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: 4009-7114

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

diadecampohortifrutispareciaembrapacultivares-de-mandioca