29/03/23 |   Transferência de Tecnologia

Maracujá azedo é tema de Dia de Campo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Christiane Congro Comas

Christiane Congro Comas - Polinização de flores e produção de fruta de maracujá serão abordadas no Dia de Campo

Polinização de flores e produção de fruta de maracujá serão abordadas no Dia de Campo

No dia 1º de abril, sábado, a partir das 13h30, acontece o Dia de Campo: Produção Sustentável de Maracujá Azedo. As atividades serão realizadas na Casa da Esperança, onde produtores, estudantes e profissionais do ramo poderão conhecer as melhores práticas e técnicas para produzir maracujá de alta qualidade de forma sustentável.

O Dia de Campo vai reunir interessados de diversas regiões da grande Dourados, com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre o cultivo de maracujá azedo, um fruto muito valorizado no mercado de alimentos e bebidas e com alto valor agregado. 

O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Ivo de Sá Motta, conta que a expectativa da atividade é fortalecer a agricultura familiar por meio do desenvolvimento e aprimoramento do sistema de produção de maracujá azedo da região. Ivo acrescenta que “existe um amplo potencial produtivo de maracujá azedo na região da grande Dourados e que pode ser uma excelente alternativa para produção de renda aos agricultores familiares e queremos contribuir levando informações qualificadas e validadas cientificamente”.

Na ocasião, Ivo vai ministrar palestra sobre “Sistemas de condução e manejo integrado de pragas e doenças do maracujazeiro”. O secretário municipal de Agricultura Familiar, Ademar Roque Zanatta vai falar brevemente sobre o Programa Municipal de Fruticultura.  

A professora da disciplina de fruticultura, do curso de Agronomia da UFGD, Silvia Correa dos Santos, explica que no Dia de Campo, os participantes poderão conhecer detalhes da Polinização do maracujazeiro, durante a visita a uma lavoura produtiva de maracujá que está em fase de colheita na Casa da Esperança. 

Outro tema importante que será abordado no Dia de Campo será a “Qualidade do mudão, principais cultivares e comercialização do maracujá-azedo”, por meio de palestra que será proferida pelo técnico do Senar e estudante de Pós-Graduação da UFGD, Eduardo Soares Neves.

Serviço -
Dia de Campo: Produção Sustentável de Maracujá Azedo
Data: 1º de abril (sábado)
Horário: 13h30
Local: Casa da Esperança (Anel Viário Norte, final do Travessão do Castelo) 
Realização: Embrapa Agropecuária Oeste, Prefeitura Municipal de Dourados/SEMAF e UFGD/FCA/Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal
Apoio: Casa da Esperança, Senar, Agraer

Christiane Congro Comas (MTb: 825/9 (SC))
Embrapa Agropecuária Oeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 9-9944-9224 (WhatsApp)

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/