31/03/23 |   Geotecnologia  Gestão ambiental e territorial

Embrapa Territorial participa do XX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Vivian Chies

Vivian Chies - Essa é apenas parte dos autores e coautores dos 11 trabalhos que a Embrapa Territorial está levando para o XX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

Essa é apenas parte dos autores e coautores dos 11 trabalhos que a Embrapa Territorial está levando para o XX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

Onze trabalhos científicos, resultantes da pesquisa da Embrapa Territorial (Campinas, SP) serão apresentados, a partir de domingo, 2 de abril, no XX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR). Eles tratam de atividades como a aquicultura, a produção de soja, algodão e café, além de alimentos orgânicos. Exploram regiões como o bioma Amazônia e o Matopiba, área de expansão da agropecuária no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. 

Oito pesquisadores e analistas da Embrapa Territorial estarão no evento. Ao lado de colegas de outras unidades da Embrapa, Lucíola Alves Magalhães, chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, participa da sessão técnica “A agricultura brasileira na era da Ciência de Dados”, na segunda-feira, 3 de abril, quando apresentará os Sistemas de Inteligência Territorial Estratégica.

“É uma grande oportunidade para mostrarmos, para toda a comunidade geo do País, como temos trabalhado com um grande volume de informações espaciais, obtidas por meio de sensoriamento remoto e técnicas de geoprocessamento e como isso pode apoiar o desenvolvimento territorial do País, particularmente no caso da agropecuária”, comenta Magalhães. Presente nesta e em outras edições do Simpósio, a pesquisadora Janice Freitas Leivas ressalta a capacidade do evento de promover a interação entre profissionais da área.

 

Cadastro Ambiental Rural

A experiência acumulada pelo centro de pesquisa no geoprocessamento dos dados do Sistema Nacional do Cadastro Ambiental Rural (Sicar) foi utilizada em três dos trabalhos apresentados. No primeiro, as informações foram comparadas às do Censo Agropecuário 2017 para estimar o número de unidades rurais no Matopiba. Os resultados apontam que 72% dos imóveis rurais registrados no Sicar não possuem correlação espacial direta com os estabelecimentos agropecuários visitados pelo Censo; em contrapartida, para 65% destes, não foi encontrada correlação espacial direta com imóveis no Sicar.

A base pública de dados também foi uma das fontes exploradas para avaliar o potencial de ampliação da adoção dos agrominerais silicáticos em Goiás. Ainda, foi utilizada para mapear propriedades de produção orgânica em Minas Gerais e suas áreas de preservação ambiental.

 

Soluções tecnológicas

Dois dos trabalhos expostos no Simpósio mostram como foram construídas duas soluções tecnológicas desenvolvidas na Embrapa Territorial: o Monitora Oeste e o geoweb do SITE Aquicultura. O aplicativo Monitora Oeste gera alertas sobre a favorabilidade da ocorrência de doenças e pragas da soja e do algodão para agricultores do Oeste da Bahia. Para tanto, combina dados de monitoramento de ocorrências dos problemas e informações meteorológicas.

Já o geoweb Sistema de Inteligência Territorial Estratégica para a Aquicultura é uma plataforma que permite acessar centenas de dados sobre o segmento aquícola espacializados, com diferentes possibilidades de cruzamentos e filtros, além de downloads.

 

Amazônia

O bioma Amazônia é tema de outros quatro trabalhos. Três deles tratam de exportação de sedimentos nas bacias hidrográficas dos rios Iquiri - Ituxi (AC) e Dourado (AM). O quarto discute a transição floresta-agricultura no bioma e sua relação com o crédito rural. Este último será apresentado em sessão oral.

A participação da Embrapa Territorial inclui ainda a apresentação do zoneamento de área favoráveis à entrada de uma praga quarentenária ausente no País e da caracterização de áreas cafeeiras e de florestas nativas em um município do interior paulista. Confira a relação completa de trabalhos. Após a publicação dos anais do Simpósio, eles estarão disponíveis na área de Publicações do Portal Embrapa.

Sessões de Pôsteres

O mundo rural do Matopiba: relações espaciais entre o Cadastro Ambiental Rural e o Censo Agropecuário

Lucíola Alves Magalhães, Paulo Roberto Rodrigues Martinho, Carlos Alberto de Carvalho e Gustavo Spadotti Amaral Castro

Produção e preservação em Goiás: uma avaliação das potencialidades para ampliação da adoção dos agrominerais silicáticos
Lucíola Alves Magalhães, Thaís Nasato Fioravanti, Paulo Roberto Rodrigues Martinho e Carlos Alberto de Carvalho

Dinâmica de sedimentos na Bacia do Rio Dourado em Apuí – AM
Lauro R. Nogueira Junior, Rogério R. M. Ferreira,  Ângelo M. Mendes, Sérgio G. Tôsto

Zoneamentos de áreas brasileiras favoráveis à Cryptophlebia ombrodelta
Rafael Mingoti; Maria Pessoa, Leonardo Massaharu Moriya, Pedro Luís Balasi de Toledo Piva

Espacialização dos sedimentos exportados em diferentes tipos de solos na Bacia Hidrográfica do Rio Iquiri (Ituxi) - AC
Rogério Resende Martins Ferreira, Gabriel de Paula Rodrigues, Lauro Rodrigues Nogueira Júnior,  ngelo Mansur Mendes, Sérgio Gomes Tôsto

Estimativa de perda de solo por características geomorfológicas e territoriais na Bacia Hidrográfica do Rio Iquiri - AC
Gabriel de Paula Rodrigues, Rogério Resende Martins Ferreira, Regina Célia de Oliveira

Caracterização e distribuição espacial das áreas cafeeiras e florestais nativas de Caconde – SP
Carlos Cesar Ronquim; Cristina Rodrigues; José Franzin; Bruno Scarazatti; Ivan Alvarez; Edlene Garçon

MonitoraOeste – mobile app com informações georreferenciadas de agrometeorologia espectral e ocorrência de pragas e doenças na soja e algodão
Janice Freitas Leivas, Antônio Heriberto de Castro Teixeira, Celina Maki Takemura, Julio Bogiani, Paulo Barroso, Edlene Monteiro Garçon, Davi Custódio, Elio Lovisi Filho, Fernando Paim

Mapeamento de propriedades de produção orgânica e suas áreas de preservação ambiental – uso do Survey 123
Gisele Freitas Vilela, Osvaldo Tadatomo Oshiro e Rafael Mingoti

Desenvolvimento de plataforma geoweb para o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Aquicultura Brasileira
Davi de Oliveira Custódio, André Rodrigo Farias, Marcelo Fernando Fonseca, Lucíola Alves Magalhães

Sessão Técnica Oral
Transição floresta-agricultura no bioma amazônia e a relação com crédito rural
Fabiana da Silva Soares, Alan Pereira da Silva Falcão Mendes, Hugo Tameirão Seixas, Hilton Luis Ferraz da Silveira 

Vivian Chies (MTb 42.643/SP)
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3211-6200

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

sbsrevento