01/06/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Coordenador do Labex Europa integra Conselho Consultivo do Instituto Leibniz

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo pessoal

Arquivo pessoal -
 

O pesquisador Vinícius Guimarães, atual coordenador do Labex Europa, acaba de ser indicado para compor o Conselho Consultivo Científico (SAB), do Instituto Leibniz de Engenharia Agrícola e Bioeconomia (ATB), da Alemanha. Esta é a primeira vez que um representante da América Latina fará parte do conselho, com mandato de quatro anos. O SAB é composto por nove autoridades acadêmicas e da indústria, selecionadas pela competência científica e experiência em nível de gestão em instituições de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

A indicação do pesquisador brasileiro considerou também a importância da trajetória de colaboração entre a ATB e a Embrapa, com a participação direta do pesquisador em 3 projetos da plataforma ERANET, rede financiada pela União Europeia. “A indicação representa o reconhecimento à Embrapa e uma honra pra mim, como pesquisador, gestor e representante da empresa na Europa nesses últimos anos”, comentou Guimarães.

O conselho se reúne duas vezes por ano, em Potsdam, capital do estado de Brandemburgo, próxima a Berlim, onde estão localizadas três universidade públicas e mais de 30 instituições de pesquisa. O ATB é pioneiro na pesquisa em bioeconomia e é responsável pela criação de bases científicas para a transformação de sistemas agrícolas, alimentares, industriais e energéticos em uma economia circular de base biológica.

Para Guimarães, a participação no conselho permitirá não somente estreitar os laços com o ATB, com o qual foi assinado recentemente um Memorando de Entendimento, mas principalmente dará a chance de conhecer de forma aprofundada o funcionamento de uma importante instituição de pesquisa européia .

"Sem dúvidas teremos a oportunidade de trocar experiências gerenciais, principalmente no planejamento das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. É um fato importante podermos não somente influenciar de forma positiva a orientação estratégica do ATB mas principalmente criar pontes para a ampliar a cooperação com a Embrapa", comentou ele.

Kátia Marsicano (MTb DF 3645)
Superintendência de Comunicação

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448 1861

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

atuacao-internacionallabex-europa