Manejo de gramíneas forrageiras em sistemas de ILP e Plantio Direto para as condições do Semiárido

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: ZONTA, João Henrique

O Brasil tem desenvolvido diversas tecnologias que permitem a produção de alimentos e fibras de forma sustentável e com baixo custo. Duas dessas tecnologias são a integração lavoura-pecuária (ILP) e o Sistema Plantio Direto (SPD). Entre vários benefícios, essas técnicas reduzem o revolvimento do solo e mantém os restos culturais na sua superfície para reduzir a erosão, aproveitar melhor a água das chuvas e aumentar a fertilidade do solo.

Atualmente no país há cerca de 31 milhões de hectares de cultivo sob plantio direto, mas sua adoção na região semiárida ainda é muito pequena. Os benefícios das duas técnicas para o Semiárido seriam muito grandes, principalmente em função da frequente ocorrência de chuvas curtas e de grande intensidade que causam intensa erosão dos solos e da necessidade que a água ficasse retida em maior proporção.

Uma das dificuldades para a adoção do plantio direto é a necessidade de cultivo de alguma cultura que produza grande quantidade de palha, que será deixada na superfície do terreno protegendo o solo. Como o período chuvoso é muito curto e há pouca água, é difícil produzir uma cultura comercial e ainda uma cultura para produzir palha.

Em 2010, foi lançado em nível nacional o Plano ABC, que tem a finalidade de promover a adoção das tecnologias sustentáveis de produção. Estas ações fazem parte dos compromissos assumidos pelo Brasil para redução de emissão de gases de efeito estufa no setor agropecuário. As propostas do Plano ABC incluem adotar intensivamente a recuperação de pastagens degradadas; promover ativamente a integração lavoura-pecuária (ILP) e ampliar o uso do Sistema Plantio Direto (SPD). A meta é aumentar a adoção do Sistema ILP em 4 milhões de hectares e do SPD em 8 milhões de hectares.

Este projeto tem como objetivo transferir tecnologias relacionadas ao Sistema Integração Lavoura-Pecuária e Sistema Plantio Direto para a região Semiárida. Entre as ações desenvolvidas estão: demonstração das espécies de gramíneas forrageiras e culturas de rotação que melhor se adaptam aos Sistemas Integração Lavoura-Pecuária e Plantio Direto; demonstração das diferentes formas de se realizar o plantio de gramíneas forrageiras em consórcio com milho para formação de pastagem e palhada para o plantio direto de culturas em rotação; e capacitação de técnicos de empresas estaduais de assistência técnica e extensão rural e de agricultores sobre o Sistema Integração Lavoura-Pecuária e práticas de conservação de solo e água.

Situação: concluído Data de Início: Thu Oct 01 00:00:00 GMT-03:00 2015 Data de Finalização: Sat Sep 30 00:00:00 GMT-03:00 2017

Unidade Lider: Embrapa Algodão

Líder de projeto: João Henrique Zonta

Contato: joao-henrique.zonta@embrapa.br

Galeria de imagens