Resíduos de nicarbazina em carne de frangos de corte criados em cama reutilizada

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A cadeia de produção de carnes é um dos setores que mais cresce ao longo dos anos, sendo o Brasil líder mundial na exportação de carne de frango. Para atender a elevada demanda mercadológica, o sistema atual de produção avícola induz uma condição de alta densidade populacional nos galpões, facilitando a propagação de agentes infecciosos.

Este fato, aliado à exigência de rápido crescimento das aves, tornou corriqueiro o uso de aditivos na ração ou na água, tais como os anticoccidianos. A coccidiose é uma doença infecciosa muito comum na criação das aves, sendo o termo aplicado a um conjunto de danos causados no intestino das aves por protozoários do gênero Eimeria. Sua prevenção tem custos elevados e os prejuízos causados por esta parasitose causam queda da produtividade e mortalidade. A doença é altamente contagiosa e se propaga de um animal para outro, por contato com as fezes.

A nicarbazina é amplamente utilizada para prevenir a coccidiose em frangos, principalmente devido ao seu custo-benefício e menor resistência das espécies de Eimeria quando comparada a outros anticoccidianos. A principal preocupação com o uso da nicarbazina em frangos de corte é a presença de resíduos na carne ou miúdos comestíveis.

Considerando a preocupação com a saúde do consumidor doméstico, além de o Brasil ser o maior exportador mundial de carne de frango, torna-se imprescindível o controle de resíduos na carne.

Com este projeto, pretende-se recomendar o uso seguro da nicarbazina, considerando a implicação do reuso da cama de aviário e o efeito dos métodos de cozimento da carne de frango. Adicionalmente, será verificado se em determinadas temperaturas pode ser gerada a p-nitroanilina, impureza inerente ao processo de síntese do DNC (fração de nicarbazina, passível de ser depositada em tecidos), apontada como cancerígena pela Autoridade Europeia de Segurança de Alimentos.

Situação: concluído Data de Início: Sat Jul 01 00:00:00 GMT-03:00 2017 Data de Finalização: Tue Jun 30 00:00:00 GMT-03:00 2020

Unidade Lider: Embrapa Suínos e Aves

Líder de projeto: Vivian Feddern

Contato: vivian.feddern@embrapa.br