Revestimento natural como alternativa ao uso de produtos sintéticos para controlar a antracnose e outros parâmetros de qualidade na pós-colheita do mamão (carica papaya l.)

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O mamão (Carica papaya L.) é um fruto climatérico que apresenta altas taxas de transpiração e perda de massa, registrando um dos maiores índices de perdas pós-colheita, sendo a antracnose um dos problemas relatados pelos produtores. O objetivo geral deste projeto é desenvolver revestimento com amido de mandioca incorporado de óleo essencial de erva doce para controle da antracnose e outros indicadores de qualidade pós-colheita. Para tanto, este projeto objetiva desenvolver um revestimento de amido de mandioca (AM) adicionado de propriedades antifúngicas e antimicrobianas, sem aditivos sintéticos, a ser aplicado na pós-colheita da fruta. O composto natural de interesse que será adicionado à matriz do revestimento AM é o óleo essencial de erva doce (ED) por ter ações antifúngicas e antimicrobianas. Testes preliminares demonstraram que a erva doce tem atividade no controle da antracnose, causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides. As soluções de revestimentos serão preparadas de acordo com planejamento experimental fatorial completo, do tipo composto central rotacional e adicionado do extrato de erva doce para caracterizar um revestimento ativo. O revestimento será caracterizado com relação a capacidade antioxidante, capacidade molhante (ângulo de contato e tensão superficial), potencial zeta, tamanho de partícula e análise de microestrutura. Testes in vitro serão realizados para determinar a melhor concentração de ED capaz de promover crescimento mínimo inibitório e concentração mínima com potencial fungitóxico para o Colletotrichum gloeosporioides. A melhor formulação dos revestimentos será aplicada no mamão por aspersão. Os frutos revestidos serão então acondicionados em caixas de papelão, tipo exportação, em temperatura ambiente. As análises efetuadas a esses frutos serão: firmeza, perda de massa, cor instrumental, pH, sólidos solúveis, acidez titulável, açúcares totais. A análise estatística será realizada com o auxílio do software disponível na Embrapa Agroindústria Tropical.

Situação: em execução Data de Início: Thu Sep 01 00:00:00 GMT-03:00 2022 Data de Finalização: Sat Aug 31 00:00:00 GMT-03:00 2024

Unidade Lider: Embrapa Agroindústria Tropical

Líder de projeto: Maria do Socorro Rocha Bastos

Contato: socorro.bastos@embrapa.br