Produção de filmes de celulose nanofibrilada.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MAGALHAES, W. L. E.; CLARO, F. C.

Resumo: A demanda por materiais sustentáveis com alta resistência mecânica vem aumentando nos últimos anos, devido a crescentes preocupações ambientais, visando a substituição de polímeros sintéticos por naturais (Carvalho et al., 2009; Wu et al., 2012). Nesse contexto, aumenta o interesse pela aplicação da nanocelulose, um biomaterial que apresenta características únicas, como alta resistência mecânica, transparência óptica, baixa toxicidade e biodegradabilidade (Wu et al., 2012; Sacui et al., 2014). A celulose é um polissacarídeo de fórmula molecular (C6H10O5)n, com característica fibrosa, sendo o polímero natural mais abundante na terra e que pode ser usado em várias aplicações industriais (Hoenich, 2006). A celulose é encontrada em uma ampla variedade de plantas e algas, e também pode ser obtida por meio de síntese bacteriana. Inúmeras pesquisas abordam uma vasta gama de estruturas de celulose (fibras, nanofibrilas, cristais entre outras) para diversas aplicações comerciais (Hoenich, 2006; Ioelovich, 2008). Devido ao aumento da área superficial, em escala nanométrica, as nanofibrilas apresentam aspectos estruturais e físicos únicos que lhes conferem propriedades de tração, óptica, elétrica e química distintas de suas contrapartes macroscópicas (Hubbe et al., 2008; Kamel, 2007). As nanofibrilas de celulose podem ser obtidas por diversos processos mecânicos ou químicos, que abram a estrutura da fibra expondo as microfibrilas (Nechyporchuk et al., 2015). Os nanomateriais celulósicos têm a capacidade de formar ligações de hidrogênio, criando uma rede forte e densa, e são excelentes para aplicações como barreiras (Ferrer et al., 2017). A nanocelulose pode ser usada em diversas aplicações, tais como: reforço em polímeros, aumento da resistência mecânica de papel cartão, liberação lenta de fármacos, cosméticos, aditivos de revestimento, embalagens de alimentos, biomedicina e barreira para gases (Abdul Khalil et al., 2014). O objetivo deste trabalho foi propor um processo de produção de filmes de nanofibrilas de celulose vegetal a partir de uma suspensão de nanocelulose obtida por desfibrilação mecânica.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.