Impacto do manejo da adubação nitrogenada sobre a emissão de gás de efeito estufa óxido nitroso e a produtividade de arroz irrigado no Cerrado.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CARVALHO, G. D.; MADARI, B. E.; CARVALHO, M. T. de M.; SILVA, M. A. S. da; SANTOS, A. B. dos; COSTA, A. R. da; CORRÊA, R. S.; OLIVEIRA, J. de M.; LEAL, W. G. de O.; SOUZA, D. M. de; MATSUSHIGE, I.; SANTOS, R. C. G. dos

Resumo: A falta de sincronismo entre a época de aplicação de nitrogênio (N) e a de maior demanda da planta resulta em baixa eficiência de recuperação do N pela cultura do arroz irrigado, principalmente devido às perdas desse elemento. O objetivo deste estudo foi estimar a perda de N na forma de óxido nitroso (N2O) e de amônia (NH3) em sistema de produção de arroz irrigado em várzea tropical, no Cerrado. O experimento foi conduzido em Gleissolo, durante as safras de verão 2011/2012 (S1), 2012/2013 (S2) e na entressafra. A cultivar utilizada foi a BRS Tropical. O experimento consistiu em três tratamentos: (T0) testemunha (sem N); (T1) aplicação da dose recomendada de 90 kg ha-1 de N a lanço em cobertura; e (T2) aplicação de 75 kg ha-1 de N a lanço em cobertura, baseada no uso do clorofilômetro Minolta SPAD-502. Além da adubação de cobertura, foram aplicados 20 kg ha-1 de N no sulco de plantio em T1 e T2. Os fluxos dos gases N2O e NH3 foram quantificados utilizando câmaras estáticas manuais ao longo das safras e da entressafra. A maior perda gasosa total de N (N-N2O+N-NH3) ocorreu no período anterior à inundação do sistema de produção. O manejo do N utilizando clorofilômetro foi o mais eficiente em reduzir perdas do elemento na forma de NH3, mantendo a produtividade de grãos. Em geral, o fator de emissão de N2O da adubação nitrogenada foi baixo (0,3%) em relação ao valor médio preconizado pelo IPCC.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.