Cevada alimento funcional - Alternativa para a diversificação e agregação de valor na cadeia produtiva de cereais.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CARPENTIERI-PIPOLO, V.; MINELLA, E.

Resumo: A cultura da cevada é de grande importância socioeconômica para o Brasil. A produção nacional abastece 43% do mercado de malte para cerveja. Diferentemente de outros países, no Brasil, devido a alternativas mais vantajosas, a cevada é pouco utilizada na alimentação animal. No que se refere a utilização dos grãos para indústria de alimentos, a baixa qualidade para panificação da farinha de cevada, restringiram a sua utilização na alimentação humana. No entanto, pesquisas recentes comprovaram que o interesse pela cevada vem crescendo nas últimas décadas, principalmente devido ao seu alto teor de fibra alimentar solúvel, especialmente (1,3;1,4) β-glucanas, componente das paredes celulares e da camada de aleurona do endosperma dos grãos. Uma relação positiva entre o consumo de β-glucanas de cevada e a redução do risco de problemas crônicos de saúde foi comprovada em vários estudos. As β-glucanas reduzem a chance de doença cardíaca coronária e de diabetes devido à regulação dos níveis de colesterol e de glicose no sangue, adicionalmente, as β-glucanas tem propriedades de modulação imunológica. O objetivo deste estudo foi avaliar o teor de β-glucana em cultivares comerciais recomendadas para indústria de malte e em linhagens de cevada nua, selecionadas para alimentação humana em dois locais de cultivo, Passo Fundo, RS e Taquarivaí, SP. A concentração média de β-glucana variou entre as localidades, sendo superior em Taquarivaí, SP (5,05%) do que em Passo Fundo, RS (3,3%). A cultivar comercial BRS Itanema em Taquarivaí, SP, destacou-se com a maior média (5,16%) atingindo concentração média de β-glucana ≥ 5%, valor mínimo exigido pela indústria alimentícia. Embora as condições climáticas predominantes no ano de avaliação tenham prejudicado o desempenho da cultura no plantio em Passo Fundo, RS, as linhagens de cevada nua apresentaram concentração média de β-glucana significativamente superior à das cultivares comerciais. Os resultados desta pesquisa confirmam que as variedades nacionais têm potencial de atingir os níveis de especificações de β-glucana recomendados para a indústria alimentícia, assim, o reposicionamento do mercado para comercialização como alimento funcional dos grãos de cevada que não atendam a indústria de malteação, é uma iniciativa a ser considerada pela pesquisa e pelas agências reguladoras, pois além de proteger o agricultor, considera a saúde da população e a segurança alimentar.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Trigo

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.