Remoção da adstringência de caquis produzidos no Vale do São Francisco.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FREITAS, S. T. de

Resumo: A adstringência após a colheita não é desejável, pois afeta negativamente a qualidade de consumo dos frutos. Neste grupo de cultivares torna-se necessário o uso de um processo artificial para a remoção da adstringência antes do consumo dos frutos, denominado destanização. A destanização de caquis adstringentes pode ser realizada de forma eficiente com o uso de 1,5 mL a 10 mL de etanol (100%) por quilograma de fruto, aplicados em ambiente hermético por 6 a 48 horas a 25 ºC com umidade relativa de 90%, assim como com a exposição dos frutos a condições anaeróbicas com 100% de CO2 ou 100% de N2 por 16 a 36 horas a 25 ºC com umidade relativa de 90%. A concentração de etanol e o tempo de aplicação tanto do etanol, como do CO2 ou N2 mais eficientes na destanização de caqui vai depender da cultivar, condições de cultivo e estádio de maturação dos frutos no momento da destanização. A técnica de destanização contribui para a redução da adstringência e com isso para uma maior aceitação do caqui, estimulando o consumo, comercialização e a produção deste fruto.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.