Biomassa de forrageiras tropicais: potenciais teórico de produção de energia elétrica e etanol.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CARVALHO, M. A.; FERNANDES, F. D.; RAMOS, A. K. B.; BRAGA, G. J.

Resumo: A bioeconomia pode ser definida como a economia cuja a produção de alimentos, fármacos, fibras, produtos industriais, bens, serviços e energia baseia-se na utilização de recursos renováveis de maneira sustentável. A bioeconomia pode contribuir com o fortalecimento da relação entre agricultura e indústria, tornando-as parte do mesmo processo, e resultando em maior valor adicionado para a agricultura. Assim, a bioeconomia pode ser compreendida como uma oportunidade para a agricultura brasileira utilizar e aprimorar todo o seu potencial de multifuncionalidade, ou seja, sua ampla capacidade de produção de alimentos, fibras, energia, prestação de serviços ambientais e ecossistêmicos, química verde e novos insumos (Embrapa, 2018). O uso e a transformação da biomassa possuem papel central, resultando em menor dependência de fontes fósseis. Nesse contexto, o uso intensivo de novos conhecimentos científicos e tecnológicos, advindos das áreas de biotecnologia, genômica, biologia sintética, bioinformática e engenharia genética, é fundamental.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Cerrados

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.