Diagnóstico socioeconômico e produtivo do assentamento Sílvio Rodrigues e Entorno, zona de amortecimento do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso de Goiás, GO.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: COSTA, A. M.; BURLE, M. L.; ROSA, A. J. de M.; SOARES, Z. A. B.; CAMPOS, J. I.; MATTOS, P. S. R. de; ALBUQUERQUE, L. B. de; FERREIRA, M. A. J. F.; MACHADO, K. C.; DIAS, T. A. B.

Resumo: Os diagnósticos socioeconômicos e produtivos realizados no ambiente rural permitem visualizar as condições de vida das famílias e a sustentabilidade ambiental e econômica das atividades produtivas praticadas. São elaborados com o propósito de identificar as limitações e as fortalezas da região, de forma a buscar soluções compartilhadas que contribuam para o desenvolvimento rural. O município de Alto Paraíso de Goiás, GO compreende parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) e as áreas de amortecimento circunvizinhas, que abrigam projetos de assentamentos da reforma agrária, agricultores familiares e produtores rurais altamente capacitados. As atividades agrícolas realizadas nas zonas de amortecimento do Parque impactam a fauna, a flora e os recursos naturais dos sítios preservados. Portanto, conhecer a situação socioeconômica dos produtores e os modelos produtivos praticados nas zonas de amortecimento é fundamental para orientar a ocupação humana sob prerrogativas sociais, culturais, ambientais e econômicas, sendo este o foco do presente trabalho. O documento traz um retrato da região de amortecimento do PNCV no que se refere a estrutura do estabelecimento rural e condição de vida das famílias da região, que inclui faixa etária, escolaridade e renda dos residentes, meios de locomoção utilizados, acesso a serviços públicos, tipos e sistemas de produção adotados, organização social para viabilizar a produção e a comercialização, mercados acessados e a percepção dos agricultores quanto ao seu papel na conservação dos agroecossistemas. O trabalho de coleta e de análise dos dados contou com o envolvimento da comunidade local, particularmente dos professores e estudantes do Educandário Humberto de Campos, estabelecimento de ensino localizado na região amostrada, situação que favorece a internalização das informações e o estabelecimento das estratégias dialogadas para solução de problemas comuns. Os resultados serão de grande importância no subsídio especialmente a políticas públicas municipais e ações de desenvolvimento rural a serem implementadas na região

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Livros

Unidade: Embrapa Cerrados

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.