Descarbonização e circularidade: respostas dos sistemas alimentar e agroindustrial aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LOPES, M. A.

Resumo: A Agenda 2030 representa uma das mais ousadas iniciativas de mobilização das forças da sociedade, e caminho para a criação de um planeta mais próspero, equitativo e saudável para todos. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, (ODS) acordados em setembro de 2015 pelos líderes de 193 países, compõem a mais ambiciosa agenda de promoção do desenvolvimento humano até hoje elaborada. Agenda que foi desenhada para acelerar os avanços que o mundo tem experimentado nas últimas décadas, quando alcançamos progressos inegáveis em expectativa de vida, em educação e saúde, mas também para superar situações persistentes de pobreza e fome em várias partes do mundo, além dos riscos relacionados a mudanças climáticas ‑ passivos que precisam ser superados para almejarmos um mundo mais pacífico, próspero e seguro para todos. E o Brasil tem tudo para se destacar na implementação dessa agenda. Com o seu pujante sistema agroalimentar e agroindustrial, o país pode não só alcançar as suas próprias metas no horizonte de 2030, mas também contribuir para que outros países avancem, em especial na superação da pobreza, da desnutrição e da fome. Como país continental, com uma base de recursos naturais inigualável, o Brasil tem gradualmente se tornado referência na incorporação de práticas sustentáveis, tanto à sua agricultura quanto ao seu setor industrial, se tornando líder na produção de energias renováveis e de commodities alimentares, mas também em muitas outras vertentes da nova economia de base biológica, a chamada Bioeconomia, que já surge como a grande propulsora de um novo paradigma de desenvolvimento para o futuro. O presente documento sintetiza avanços importantes do sistema agroalimentar e agroindustrial do Brasil em descarbonização e circularidade – que são vertentes críticas para o redesenho do paradigma econômico corrente, e para a consolidação no país de um modelo de desenvolvimento alinhado a muitas das ambições expressas na Agenda 2030. O texto apresenta em grande detalhe os enormes desafios representados pela crise climática e os riscos a ela associados, bem como a impossibilidade da manutenção de padrões de produção e consumo insustentáveis, o que tem levado muitos analistas a crer que já vivemos no “Antropoceno” – uma nova era marcada pela ação humana no planeta. O texto reúne também os muitos avanços importantes gerados e disseminados pela pesquisa agropecuária, com especial ênfase nos esforços da Embrapa e suas instituições parceiras na busca de um paradigma de produção agropecuária coerente com a Agenda 2030 e os ODS.

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Livros

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.