CEVAD campo: cultivo de erva-mate em alta densidade no campo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GABIRA, M. M.; AGUIAR, N. S. de; DUARTE, M. M.; VIEIRA, L. M.; TOMASI, J. de C.; MAGGIONI, R. de A.; WENDLING, I.

Resumo: O sistema CEVAD campo demonstra que altas densidades de plantio podem ser empregadas na silvicultura da erva-mate, possibilitando aumento de produção em menor área de cultivo, sem comprometer a produção individual das plantas. Este sistema foi desenvolvido para a produção de folhas de erva-mate, especialmente para usos não convencionais, como chás e extração industrial de compostos bioativos. Recomenda-se colheitas mais frequentes e parcelamento da aplicação de fertilizantes nitrogenados, estimulando a emissão de brotações laterais e maior proporção de folhas jovens. Entretanto, deve-se evitar a aplicação da adubação nitrogenada próximo aos meses de inverno, para que não haja perda das brotações pela geada. Outras vantagens são a possibilidade de mecanização da colheita, renda ao produtor rural ainda no primeiro ano, menores intervalos de colheita, baixa produção de ramos grossos e redução da necessidade de mão de obra. Destaca-se ainda que os cultivos necessitam ser avaliados por um período mais longo, para adequada comprovação dos resultados. Como desvantagens pode-se citar: a necessidade de assistência técnica especializada e o custo inicial elevado do sistema, devido à maior quantidade de mudas. A publicação apresenta aderência a diferentes metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), representando os ODS 2, 8, 12, 15 e 17, por abordar uma tecnologia desenvolvida para o cultivo de erva-mate em alta densidade, que visa dar incentivo à produção e uso sustentável da espécie, reduzindo também a pressão sobre os remanescentes florestais. Apresenta também como resultado a formação de parcerias de pesquisa no tema.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.