Estabelecimento de pastagem em consórcio com soja.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MACHADO, L. A. Z.; GARCIA, R. A.; CONCENÇO, G.

Resumo: Um dos principais entraves à agricultura é a falta de cobertura do solo, enquanto na atividade pecuária o desempenho dos animais é limitado pela baixa disponibilidade de pasto durante a estação seca. Os sistemas integrados de produção agropecuária são formas viáveis de solucionar esses dois problemas. As forrageiras utilizadas nesses sistemas evoluíram muito, sendo empregadas em larga escala espécies de Panicum maximum e Brachiaria spp., seja em cultivo solteiro ou consorciado. O consórcio de forrageiras perenes com milho é uma prática consolidada e torna-se cada vez mais importante porque é uma forma de intensificar a produção. Essa modalidade de cultivo é viabilizada pela diferença na taxa de crescimento dessas espécies (Cobucci; Portella, 2003) e pela tolerância das forrageiras ao sombreamento.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.