Armazenamento, teor de água e reguladores de crescimento na germinação de sementes de Passiflora quadrangularis.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: JUNGHANS, T. G.; JESUS, O. N. de; SOUZA, J. N. de M.; NASCIMENTO, G. Q. S. dos S.

Resumo: Passiflora quadrangularis é comumente conhecida como maracujá-melão, em função de seu tamanho e formato. O mesocarpo do fruto tem gosto de melão e pode ser consumido. A polpa em torno das sementes é aromática, pouco ácida e de paladar agradável. O trabalho teve como objetivo avaliar o teor de água das sementes, o período de armazenamento em refrigerador a 7 oC e o uso de reguladores de crescimento na germinação de sementes de P. quadrangularis, acesso BGP157, visando à conservação de sementes. Foram realizados dois experimentos. O primeiro foi efetuado em delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial 3 x 2 (teores de água de sementes x períodos de armazenamento) com quatro repetições e dez sementes por parcela. Os teores de água foram 33,4, 11,4 e 3,3% e os períodos de armazenamento foram recém-colhidas e um mês. O segundo experimento foi realizado em delineamento experimental inteiramente casualizado com quatro repetições e dez sementes por parcela. No segundo experimento foram usadas sementes armazenadas por 18 meses com o teor de água de 10,7%, que foram pré-embebidas em água ou em reguladores de crescimento ácido giberélico nº 4 e 7 + benziladenina (GA4+7 + BA). Os dados foram submetidos à análise de variância e comparação das médias pelo teste F ou Tukey a 5% de probabilidade. A germinação de sementes aos 17 dias após a semeadura (DAS), que pode ser um indicativo de vigor das sementes, foi maior para as recém-colhidas do que para as armazenadas por um mês nos diferentes teores de água. A maior porcentagem de germinação de sementes aos 46 DAS foi para as sementes recém-colhidas (96%), indicando que apenas um mês de armazenamento já é suficiente para provocar redução na germinação (88%). As sementes de P. quadrangularis toleram o dessecamento e podem ser armazenadas por um mês com os teores de água de 11,4 ou 3,3%, mas com uma redução de 8% na porcentagem de germinação. As sementes armazenadas por 18 meses com o teor de água de 10,7% praticamente não germinaram quando pré-embebidas em água (10%), mas apresentaram boa porcentagem de germinação quando pré-embebidas em GA4+7 + BA a 300 mg L-1 por 24 horas (88%).

Ano de publicação: 2024

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.