Estabilidade da produtividade de grãos de cultivares de milho no Meio-Norte Brasileiro em dois anos agrícolas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CARDOSO, M. J.; CARVALHO, H. W. L. de; SANTOS, M. X. dos; SOUZA, E. M. de

Resumo: No decorrer dos anos agrícolas 2001/2002 e 2002/2003, diversas variedades e híbridos de milho foram avaliados em diferentes condições ambientais, na Região Meio-Norte do Brasil, visando conhecer a adaptabilidade e a estabilidade desses materiais para fins de recomendação. Foram executados duas redes experimentais, uma com 27 cultivares (20 variedades e sete híbridos) e outra com 27 híbridos. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso com três repetições. Os parâmetros de adaptabilidade e estabilidade foram estimados pela metodologia proposta por Cruz et al. (1989). A análise de variância conjunta, dentro de cada rede experimental, mostrou diferenças significativas para os efeitos ambientais e inconsistência no comportamento das cultivares em face das oscilações ambientais. Os híbridos mostraram melhor adaptação que as variedades e, dentre eles, os que associaram. melhor adaptação à adaptabilidade ampla como os BRS 3060, BRS 3150, DAS 8480, DAS 657, Pioneer 3021, consubstanciam-se em alternativas importantes para a agricultura regional mais tecnificada. As variedades que mostraram também melhor adaptação e que revelaram adaptabilidade ampla como as AL Bandeirante, Sertanejo, Asa Branca, tomam-se de grande importância para os diferentes sistemas de produção vigentes na região principalmente os familiares.

Ano de publicação: 2004

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.