Observatório do Consumidor

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: Siqueira, Kennya Beatriz

O Observatório do Consumidor (OC) é uma ferramenta inovadora que analisa o perfil do consumidor e as tendências de consumo de leite e derivados no Brasil em tempo real. Por meio da análise do conteúdo postado nas redes sociais, os resultados do OC refletem o interesse dos indivíduos e, indiretamente, o consumo. Indo além das pesquisas de mercado tradicionais, a ferramenta desenvolvida em parceria entre Embrapa, UFJF e IFSudeste, consegue captar sentimentos e emoções relativos ao consumo de lácteos, apresentando análises qualitativas únicas. De abrangência nacional, o OC aplica-se a todos os agentes da cadeia produtiva interessados em compreender o mercado consumidor de leite e derivados, como produtores, indústria, atacadistas, varejo, academia e formadores de opinião.

DESTAQUES

- Economia de tempo, pois acompanha-se o mercado em tempo real;

- Ampla amostragem, pois a ferramenta permite analisar o total de usuários das redes sociais;

- Economia de recursos, pois não há necessidade de deslocamento e pessoal para coleta de informação em diferentes regiões do País de modo a ter um resultado confiável;

- Espontaneidade, pois os dados são coletados de forma natural, sem intervenção do pesquisador, refletindo o que as pessoas pensam e sentem, de fato, naquele momento, em contraposição à aplicação de questionários, nos quais as pessoas tendem a ser mais racionais.

Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outra(s) instituição(ões).

Produto: Software Ano de Lançamento: 2023

Bioma: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa, Pantanal

Unidade Responsável: Embrapa Gado de Leite

Galeria de imagens