•  

    Novos fertilizantes e insumos

    Novos fertilizantes são fruto dos avanços obtidos pelas equipes da Embrapa, com a participação de parceiros de instituições de pesquisa e ensino, do setor privado e do Governo Federal. São produtos capazes de atingir alta eficiência agronômica, podendo suprir significativa parte da demanda crescente de nutrientes pela agricultura brasileira, que atualmente importa 85% dos seus fertilizantes.

Vídeo Vídeo

Fertilizantes de eficiência aumentada Fertilizantes de eficiência aumentada

  •  
    São produtos com tecnologias que alteram os padrões de liberação do nutriente, tornando-a mais lenta e controlada. Os fertilizantes de eficiência aumentada podem aumentar a eficiência de uso dos nutrientes, por reduzir perdas por lixiviação, volatilização, fixação e desnitrificação (depende da fonte N, P ou K), e com isso aumentar a absorção pelas plantas por meio do fornecimento gradual, de acordo com a demanda das culturas.

Tipos de fertilizantes de eficiência aumentada Tipos de fertilizantes de eficiência aumentada

  • Coatings

    Fertilizante (convencional) revestido com um material que age como uma barreira física e controla sua passagem dos nutrientes para o solo ou para a água.

  • Fertilizantes compósitos

    Fertilizante (convencional) processado como um grânulo modificado com partículas (minerais, argila, nanopartículas) na sua estrutura, que interagem quimicamente com o fertilizante, controlando sua liberação

  • Modificação química de superfície

    Fertilizante com mistura ou deposição de compostos moleculares que agem no ciclo químico do produto, controlando sua disponibilidade.

  • Interação com agentes biológicos

    Fertilizante modificado para ser aplicado junto com um agente biológico (microrganismo) que, pelo seu metabolismo, secreta compostos que agem no ciclo químico do produto. As modificações podem incluir coatings, compósitos e compostos moleculares e os agentes podem ser co-aplicados ou encapsulados na estrutura do fertilizante.

Fertilizantes organominerais Fertilizantes organominerais

  •  

    São produtos compostos por matéria orgânica e por fontes minerais, que proporcionam tanto a disponibilidade rápida, quanto a lenta dos nutrientes às plantas e microrganismos no solo, bem como menor salinidade. A mais de uma década a equipe da Embrapa vem desenvolvendo diferentes formas de fertilizantes organominerais granulados, e que foram testados nos mais diferentes biomas de nosso país. Esses produtos promovem a construção da fertilidade do solo e podem ser recomendados onde há contribuições quanto à eficiência e demanda dos nutrientes visando sempre compatibilizar às exigências nutricionais para altas produtividades.

Remineralizadores Remineralizadores

  •  
    Posicionamento Embrapa: Apesar de haver o registro de remineralizadores no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), não há estudos sistemáticos e resultados conclusivos a campo para que esses materiais possam ser recomendados com segurança técnica nas diferentes condições edafoclimáticas e sistemas produtivos. A Embrapa possui um projeto em andamento em diferentes regiões e sistemas de produção. Leia nota de esclarecimento.

Bioinsumos Bioinsumos

  •  

    A Embrapa desenvolve diversas pesquisas relacionadas aos insumos biológicos. A fixação biológica do nitrogênio (FBN) é um processo realizado por alguns grupos de microrganismos que atuam na retirada do N2 da atmosfera e torná-lo fonte de nitrogênio (N) disponível para a nutrição das plantas. A FBN é a principal via de incorporação do nitrogênio à biosfera. O aplicativo Bioinsumos indica as opções de bioinsumos cadastrados pelo Mapa e fornece informações sobre o uso de insumos biológicos na agricultura. 

APP Bioinsumos APP Bioinsumos

Produto

O aplicativo oferece ao público usuário as opções de bioinsumos cadastrados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Catálog ...