Estágios e bolsas Estágios e bolsas

Nesta página você encontrará todas as informações necessárias para iniciar um estágio na Embrapa Clima Temperado.

 

1) Participantes

  • Estudantes dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (somente estágio obrigatório)
  • Estudantes de nível médio
  • Estudantes de graduação
  • Estudantes de pós-graduação (somente estágio obrigatório)

A participação do estudante no programa de estágios está condicionada à assinatura de convênio prévio entre a Embrapa e a Instituição de Ensino.

 

2) Modalidades de estágio

  • Obrigatório: previsto no currículo do curso como requisito necessário à aprovação do estudante e à obtenção de diploma. Modalidade sem remuneração. A carga horária poderá ser de 20 ou 30 horas semanais. Para os cursos que alternam teoria e prática, nos períodos letivos em que não estão programadas aulas presenciais, é permitida jornada de até 40 horas semanais
  • Não obrigatório: desenvolvido como atividade opcional para propiciar ao aluno experiência profissional remunerada. A remuneração varia de acordo com o nível de escolaridade e carga horária de trabalho. A jornada de trabalho poderá ser de 20 ou 30 horas semanais.
 

3) Duração

O estágio terá duração máxima de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por igual período, até atingir o limite máximo de 02 (dois) anos.

 

4) Obrigações da Empresa

  • Remuneração de estágio para os estágios não obrigatórios;
  • Seguro de vida;
  • Transporte da empresa;
  • Utilização de materiais e equipamentos disponibilizados conforme a área de estágio.
 

5) Seleção

5.1) Para estágios obrigatórios

Os interessados em realizar estágio obrigatório na Embrapa Clima Temperado devem fazer contato prévio com o supervisor da área de interesse, por e-mail, por telefone ou pessoalmente. A lista dos pesquisadores e áreas de atuação pode ser encontrada clicando aqui. Para estágios em áreas administrativas ou de comunicação, a relação de supervisores dos setores podem ser consultados enviando e-mail para cpact.gestao.estagios@embrapa.br.

Havendo vagas para estágio, a seleção dos candidatos será realizada pela área solicitante (empregado supervisor).

5.2) Para estágios não obrigatórios

Para esta modalidade de estágio, a seleção e contratação de estagiários é feita por intermédio de um agente de integração. Os interessados devem acompanhar a abertura de vagas no site https://maisestagios.com.br. Quando for aberta uma vaga para a qual o estudante se adeque ao perfil requisitado, o interessado poderá se inscrever na mesma e participar do processo seletivo.

 

6) Documentação necessária

6.1) Para estágios obrigatórios

  • - Carta da Instituição de Ensino solicitando o estágio, na qual deverão constar as seguintes informações: modalidade do estágio (obrigatório ou não obrigatório), semestres de início e término do curso, carga horária disponível;
    - Atestado de Matrícula;
    - Histórico Escolar;
    - Cópia de documento de identidade com RG e CPF;
    - Ficha de cadastro (download da ficha).

Importante: a documentação deve ser entregue, no mínimo, 30 (trinta) dias antes da data prevista para início do estágio. O estudante só deverá começar o estágio depois que o termo de compromisso de estágio estiver devidamente assinado.

6.2) Para estágios não obrigatórios

Os documentos necessários para realização de estágio não obrigatório serão requisitados pelo agente de integração ao candidato escolhido em processo seletivo.

 

7) Informações adicionais

A frequência do estágio é monitorada pelo orientador, não podendo ocorrer incompatibilidade entre os horários de aula e de estágio. A folha de frequência deve ser preenchida e encaminhada, até dia 10 do mês seguinte, ao Setor de Gestão de Pessoas (SGP).

É assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tiver duração igual ou superior a 1 (um) ano, período de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares. Caso o estágio tenha duração inferior a um ano, os dias de recesso serão concedidos de maneira proporcional aos dias estagiados.

 

8) Dúvidas

Qualquer dúvida quanto à concessão de estágios pela Embrapa Clima Temperado pode ser sanada pelo e-mail cpact.gestao.estagios@embrapa.br ou pelo telefone (53) 3275-8109.