Notícias

22/03/19 |   Comunicação

Embrapa & Escola: inscrições abertas para mais um ano de integração entre ciência e escolas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Orébio Oliveira

Orébio Oliveira -

Contagem regressiva para o retorno do Programa Embrapa & Escola à Embrapa Hortaliças (Brasília-DF): as inscrições encontram-se abertas para o agendamento de instituições interessadas em participar do programa que será reiniciado em abril próximo.

Para isso, todos os anos um planejamento logístico mobiliza as equipes de comunicação e de transferência de tecnologia para oferecer aos alunos do ensino fundamental I e II, das escolas públicas e privadas do Distrito Federal e Entorno, a oportunidade de conhecer os caminhos percorridos pela pesquisa com hortaliças para que haja alimentos mais nutritivos em seus pratos, essenciais para uma boa saúde.

Para receber os alunos dessas escolas, divididos por faixa etária (de 08 a 14 anos), a Embrapa Hortaliças estabeleceu uma programação básica, que tem início com um diálogo no Auditório para apresentar a Unidade e a importância da pesquisa para que, cada vez mais, as hortaliças cheguem à mesa de todos os brasileiros. Após essa introdução ao universo da ciência, os alunos percorrem casas de vegetação com experimentos para selecionar os melhores frutos, folhas ou raízes – como o tomate, alface ou cenoura, respectivamente.

A programação também inclui um passeio ao campo experimental, área de 115 hectares, e que conta com uma vitrine que expõe tecnologias desenvolvidas pelos pesquisadores da Embrapa Hortaliças – algumas que já foram adotadas pela cadeia produtiva, e até fazem parte do cardápio de muitas refeições no Brasil, dividem espaço com cultivares lançadas recentemente e que estarão em breve nos campos e nas gôndolas dos pontos de venda.  

Considerada uma das escalas preferidas dos alunos, a vitrine que compõe a nova temporada do programa promete satisfazer a todos os gostos – o espaço foi cultivado com hortaliças dos mais variados tipos, cores e sabores, como batata-doce, pimenta, alface, grão-de-bico, berinjela, alho, cebola, tomate, abóbora, ervilha, lentilha e cenoura.

De acordo com o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia Henrique Carvalho, o programa é uma oportunidade para que os alunos sejam introduzidos em um universo ainda desconhecido para a maioria e constatem que “por trás de qualquer produto apresentado pela Embrapa Hortaliças há uma tecnologia que demandou muito trabalho de investigação, experimentação, erros e acertos até chegar a esses alimentos fundamentais para uma alimentação saudável”.

Histórico

Programa corporativo, o Embrapa & Escola vem sendo desenvolvido na Embrapa Hortaliças desde 1997 e, ao longo dos anos, vem criando algumas ferramentas como forma de tornar as visitas mais atrativas para os visitantes, a exemplo da oferta do Almanaque Horta & Liça, com histórias em quadrinhos e passatempos.

Além dos exemplares distribuídos nas visitas presenciais, o Núcleo de Comunicação Organizacional atende pedidos de instituições de ensino, projetos sociais, ONGs e secretarias de educação de todas as regiões do País. Em 2018, por exemplo, foram distribuídos mais de 26 mil almanaques para contribuir com as atividades pedagógicas relacionadas à conscientização alimentar e ambiental.

Serviço

As escolas interessadas em participar do projeto devem se inscrever no endereço eletrônico https://www.embrapa.br/hortalicas/embrapa-escola. Cada visita contempla, no máximo, 60 crianças - se as turmas forem numerosas, é necessário agendar mais de uma excursão. As visitas são gratuitas e possuem duração aproximada de duas horas. Para as inscrições via telefone, o número é o mesmo do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) – (61) 3385-9110.

Anelise Macedo (MTB 2.749/DF)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385.9109

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/