PORTFÓLIO DE PROJETOS

Amazônia

Inovação e sustentabilidade no bioma Amazônia

Com ciência, tecnologia e inovação, o Portfólio Amazônia busca desenvolver, ampliar e incentivar novos modelos de desenvolvimento, com foco na redução do desmatamento e da degradação ambiental, na sustentabilidade da produção agropecuária e florestal e na melhoria do bem-estar das populações amazônicas.

 

Foto : Ronaldo Rosa

Rede de soluções

A Amazônia contém cerca de 40% das florestas tropicais do mundo e abriga uma vasta biodiversidade, constituída de pelo menos 40 mil espécies vegetais e milhares de espécies animais. A região abriga mais de 23 milhões de pessoas, incluindo povos e comunidades tradicionais, que têm no bioma importante fonte de alimento, energia e de renda. 

A Embrapa atua na região por meio de uma rede integrada, gerando soluções para os segmentos florestal, agropecuário e agroindustrial. E contribui para a formulação de políticas públicas na busca pela diminuição da pobreza, melhoria do bem-estar humano e redução do desmatamento e da degradação ambiental.

 

Desafios para inovação

  • Agregar valor a produtos da biodiversidade da Amazônia (PANCs, óleos, resinas, extratos, essências, gorduras vegetais, frutas, plantas medicinais raízes e tubérculos, fibras, madeira e meliponídeos) considerando a multifuncionalidade do espaço rural nas áreas de produção familiar, de comunidades tradicionais e de povos indígenas.
  • Viabilizar a transição de sistemas agropecuários e florestais de baixas produtividade e rentabilidade e de elevado impacto ambiental para sistemas de produção intensivos e sustentáveis, considerando multifuncionalidade da produção familiar rural na Amazônia.
  • Recuperar áreas de pastagens e de agricultura em degradação e incorporar áreas desmatadas e degradadas com aptidão para produção agropecuária e florestal sustentável no bioma Amazônia.
  • Ampliar a rastreabilidade, produtividade e rentabilidade de sistemas de manejo florestal sustentáveis (madeireiro e não madeireiro) para que sejam competitivos com os sistemas agropecuários no bioma Amazônia.
  • Aumentar a escala, a qualidade, a regularidade e logística de produção das matérias primas da biodiversidade da Amazônia para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços sustentáveis para as indústrias agroalimentares, agroquímicas, cosméticas, de fármacos, materiais cirúrgicos, pneumáticos e energias renováveis.
  • Viabilizar suporte do sistema de conhecimento e inovação agropecuário para tomada de decisão de ordenamento agroambiental nas áreas desmatadas do bioma Amazônia.
  • Viabilizar suporte do sistema de conhecimento e inovação para a tomada de decisão de ordenamento territorial nas áreas não discriminadas no bioma Amazônia.
  • Ampliar a inserção de bioativos da Amazônia como insumo para produtos convencionais e bioprodutos de indústrias da bioeconomia, com foco nos setores agroquímico, cosmético, de alimentos e medicamentos.
  • Subsidiar e articular políticas públicas para a superação de gargalos não tecnológicos que restringem o acesso e a adoção de tecnologias em sistemas sustentáveis de produção agropecuários e florestais no bioma Amazônia.

Comitê Gestor do Portfólio

O Comitê Gestor do Portfólio atua na definição dos desafios para inovação e no acompanhamento da carteira de projetos.
 

Presidente:

Secretário executivo:

Para saber mais sobre o tema

Navegue por páginas temáticas relacionadas à atuação da Embrapa na Amazônia. São notícias, publicações, perguntas e respostas, imagens, vídeos, tecnologias, tudo reunido de forma organizada e útil:

Parcerias e negócios

O Modelo de Inovação Embrapa tem como enfoque a inovação aberta, que conta com parcerias desde o início dos projetos para compromisso com a inserção de ativos no mercado. Descubra como viabilizar soluções tecnológicas com a Embrapa que agregam valor aos negócios e possibilitam inovações ao setor produtivo agropecuário.

Acesse a página de Negócios e Vitrine de Tecnologias