As iniciativas na Embrapa começaram em 2005, com a formação de um Grupo de Trabalho, cujo objetivo era propor a criação de um núcleo de estudos e avaliação das ações de responsabilidade social, gênero e diversidade, incluindo as dimensões de raça e etnia. Em 2007, a Embrapa, faz adesão voluntária ao Programa Pró-Equi­dade de Gênero e Raça da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, atualmente vinculada ao Ministério da Justiça e Cidadania. A Embrapa concluiu a participação na 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Edi­ções do Programa com a obtenção do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, instrumento que evidencia o compromisso com o desenvolvimento de no­vas concepções de gestão de pessoas e cultura organizacional na promoção da equidade de gênero e raça e igualdade de oportunidades no ambiente de trabalho.

Alinhado aos valores corporativos – Comprometimento, Cooperação, Equidade, Ética, Excelência, Flexibilidade e Responsabilidade Socioambiental – o Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade da Embrapa, possui objetivos que ressaltam o respeito, o reconhecimento e a valorização da diversidade, como passos essenciais para a promoção da igualdade de direitos das pessoas com identidades diferentes, interagindo no mesmo sistema social, buscando uma relação de trabalho mais igualitária, respeitando a diversidade existente no ambiente de trabalho.

Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça e a Embrapa Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça e a Embrapa

O Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, proporcionado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), representa o reconhecimento do trabalho realizado, pela Embrapa, no desenvolvimento cotidiano de novas concepções de gestão de pessoas e na cultura organizacional.

Para receber o Selo, a organização tem que alcançar, no mínimo, 70% de execução das ações pactuadas com a SPM, a cada Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça e, qualitativamente, obter um desempenho satisfatório ou muito satisfatório.

O Programa é coordenado corporativamente pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), por meio da Coordenadoria de Bem-Estar (CBE), e conta com parcerias internas e externas que auxiliam na implementação das ações

A construção de uma nova cultura depende da união de todos nós. Por isso, a Coordenadoria de Bem-Estar registra aqui, os agradecimentos, aos empregados de todas as Unidades da Embrapa, pelas conquistas realizadas e reconhecidas por meio do recebimento do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça.

Para utilização do selo:


Fale conosco

Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade - Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) - Coordenadoria de Bem-Estar (CBE). E-mail: proequidade@embrapa.br