25/10/13 |   Agroecologia e produção orgânica

Prosa Rural - Manejo e conservação de solo e água na região semiárida

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Outubro/2013 - 4ª semana - Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

O Prosa Rural desta semana vai falar sobre manejo e conservação do solo e da água no semiárido. A falta de cuidado com o meio ambiente e com as terras agrícolas tem gerado degradação dos solos e desertificação do semiárido, que é sua transformação gradativa em deserto.

A principal causa  de degradação das terras agrícolas é a erosão provocada pela água da chuva ou pela irrigação, que pode ter os efeitos reduzidos por meio de práticas de manejo e conservação do solo e da água. Essas práticas evitam perdas de produção por erosão, garantem a fertilidade e mantém as características físicas do solo, reduzem custos na lavoura, antecipam o plantio para o início do período chuvoso, retém a umidade do solo, além de possibilitarem a colheita de forragens para os animais, entre outros benefícios.

Para tanto, as práticas de manejo e conservação mais usadas são adubação, calagem, cobertura do solo, rotação de culturas, cultivo em nível, plantio direto e terraceamento. Tudo isso e muito mais você ouve aqui com a gente, no seu Prosa Rural. Fique sintonizado na sua rádio favorita!

 

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

 

João Henrique Zonta
Embrapa Algodão

Contatos para a imprensa

Telefone: (83) 3182-4300

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2013