01/03/13 |   Agricultura familiar  Agroecologia e produção orgânica

Prosa Rural - Reserva estratégica de forragem para o período da seca

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Março/2013 - 1ª semana - Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

A seca é um fenômeno sazonal no Semiárido Nordestino, mas não há como prever a sua intensidade. Dessa forma, o produtor precisa se preparar para não passar dificuldades nessa época do ano. Nesse sentido, a Embrapa Semiárido (Petrolina/PE) recomenda a adoção da técnica de reserva estratégica de forragem para garantir a alimentação do rebanho e o sustento do produtor.

No Prosa Rural desta semana, o pesquisador Tadeu Voltolini, da Embrapa Semiárido, fala mais sobre essa técnica. Ele explica que "a reserva estratégica é ter alimentos para o período seco do ano. O agricultor pode usar o período chuvoso para plantar, colher, cultivar e armazenar material forrageiro a fim de oferecê-lo aos animais durante o período seco". Dessa forma, a reserva de forragem se caracteriza como uma técnica de prevenção e preparação em um momento mais favorável, o chuvoso, para o sustento durante um período mais desfavorável, o seco.

A palma forrageira, o capim bufel, a maniçoba, a pornunça, a leucena e a gliricídia são algumas  plantas que podem ser utilizadas para a formação de forragem. É preciso que o protudor se atente para a forma correta do manejo de cada uma das opções de plantas forrageiras, tendo em vista que algumas são anuais e outras, perenes. O pesquisador recomenda que a primeira plantação de forragem seja de uma cultura anual, já as plantações seguintes, podem ser de culturas perenes, como a palma forrageira e a maniçoba.

É importante que o material seja colhido na época da chuva, quando ainda está verde e com mais qualidade, para ser armazenado na forma de forragem ou silagem. Também pode ser adotada a técnica do pastejo diferido, cercando uma parte da área de capim ao final do período chuvoso, impedindo a entrada de animais e deixando aquela área reservada para o período seco.

Nesse processo, o planejamento é fundamental. O produtor precisa saber o tamanho do seu rebanho para calcular a quantidade de forragem que será necessária, bem como a área que deve ser disponibilizada para a plantação. Entre as vantagens da preparação para o enfrentamento da seca, o produtor pode identificar a diminuição da mortalidade dos animais e a economia em relação à compra de ração.

Saiba mais sobre a reserva estratégica de forragem para o período da seca ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

 

Fernanda Birolo (MTb/AC 81)
Embrapa Semiárido

Contatos para a imprensa

Telefone: (87) 3866-3600

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2013