Mapeamento da Agricultura Irrigada do Brasil por Pivôs Centrais - 2013

 

 

Este mapeamento representa a distribuição espacial da agricultura irrigada no Brasil, por meio de pivôs centrais. O mapeamento foi gerado a partir de imagens do satélite Landsat 8, no ano de 2013, através de uma parceria entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Embrapa. No sistema aqui disponibilizado, o usuário pode utilizar ferramentas para ampliar (Zoom In "+") ou reduzir (Zoom Out "-") a visualização em tela de uma região até o nível de cada pivô central mapeado (círculos em vermelho). Ainda é possível visualizar os limites estaduais, nome dos municípios, rodovias e rede hidrográfica. O mapeamento também encontra-se disponível no sistema SOMABRASIL para cruzamentos com outras bases de dados da agricultura e de recursos naturais (http://mapas.cnpm.embrapa.br/somabrasil/webgis.html).

 

Mapas sobrepostos às regiões de alta demanda de irrigação (pivôs centrais)

Para a análise das condições da agricultura irrigada, foram utilizadas informações produzidas pela Embrapa e pela Agência Nacional de Águas (ANA) no levantamento de pivôs centrais. Imagens de satélite de 2013 permitiram a identificação de 17.878 pivôs centrais, ocupando uma área irrigada de 1.179.176 ha e apresentando tamanho médio de 65,96 ± 40,67 ha. Cerca de 90% dos pivôs concentram-se nos Estados de Minas Gerais (5.573 pivôs, 366.428 ha irrigados), São Paulo (3.528 pivôs, 168.674 ha), Goiás (2.872 pivôs, 210.724 ha irrigados), Bahia (2.792 pivôs, 192.223 ha irrigados) e Rio Grande do Sul (1.111 pivôs, 76.081 ha irrigados). Aproximadamente 45% dos pivôs centrais do Brasil concentram-se na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná; e quase 30% na do Rio São Francisco. Este é um recurso importante para monitoramento da disponibilidade de água para irrigação, uma vez que dados de prognóstico de precipitação e disponbilidade de água podem ser cruzados com dados de localização de pivôs, representando uma significativa porção das áreas irrigadas do País.

Figura 9 - Distribuição espacial de pivôs centrais no Brasil - 2013. Fonte: Embrapa/ ANA.

 

Pivôs Centrais de Irrigação

Mapeamento da área irrigada e do número de equipamentos de irrigação por pivô central no Brasil em 2013, para ações de planejamento e gestão em recursos hídricos e irrigação feito pela Agência Nacional de Águas (ANA). O levantamento traz dados obtidos a partir de análise de imagens de satélite e da observação feita por técnicos da ANA e da Embrapa que permitirão, com mais precisão, fazer o cálculo da demanda de água, cruzar essa informação com as outorgas e verificar qual o nível de regularização dos equipamentos, por exemplo. Pelo mapa, quase 80% da área ocupada por pivôs centrais no País está concentrada em quatro estados: Minas Gerais (31%), Goiás (18%), Bahia (16%) e São Paulo (14%).