01/10/99 |

Copérdia vai produzir o Macho Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Suínos e Aves, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, e a Copérdia (Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia) assinaram, no dia 15 de outubro, um acordo de cooperação técnica combinada com parceria inédito, que vai movimentar aproximadamente R$ 500 mil por ano.

A Embrapa e a cooperativa vão manter em conjunto a produção e comercialização de reprodutores suínos da linha macho sintético. O ministro da Agricultura, Marcos Vinícius Pratini de Morares, e o diretor-presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal, compareceram à assinatura do acordo.

O acordo é inédito porque abre uma nova forma de parceria entre instituições de pesquisa como a Embrapa Suínos e Aves e a iniciativa privada. "O acordo com a Copérdia nos dará agilidade para adquirir insumos, aporte de mão-de-obra, garantia da continuidade dos projetos especialmente na área de melhoramento genético em suínos e maior disseminação das novidades geradas pela pesquisa", explicou o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu João Duarte Talamini.

Para a Copérdia, que possui 8 mil associados, atua em 17 municípios e é uma das maiores cooperativas agrícolas de Santa Catarina, o acordo também é promissor. Os técnicos e produtores de suínos ligados à Copérdia terão acesso rápido às tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Suínos e Aves e poderão utilizar os reprodutores que oferecem carne mais magra na carcaça, virtude que representa ganhos na hora em que o animal é tipificado pela indústria.

A Copérdia poderá ainda utilizar os animais considerados excedentes de pesquisa para industrialização e treinar seus funcionários e associados a partir de cursos elaborados em conjunto com os pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves. "Acredito que estamos abrindo uma nova forma de relação entre o mercado produtivo e as empresas de pesquisa. Esse trabalho em conjunto é importante tanto para quem produz quanto para quem pesquisa", disse o presidente da Copérdia, Neivor Canton.

Além do ministro Pratini de Moraes e do diretor-presidente da Embrapa, estiveram presentes o governador Esperidião Amin, o secretário estadual da Agricultura, Odacir Zonta, o presidente da Coopercentral, Aury Bodanese, o presidente da Faesc (Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina), José Zeferino Pedroso, e lideranças do setor cooperativo.

Mais informações: Embrapa Suínos e Aves Tel.: (49) 442-8555 Visite a home page da Embrapa Suínos e Aves: http://www.cnpsa.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pequenos Animais\Suínos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/