01/11/99 |

Tecnologia controla fazenda do escritório

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os produtores brasileiros já podem contar com o auxílio da tecnologia para saber o que está acontecendo com a sua plantação sem sair do escritório da fazenda. Um sistema digital desenvolvido pela Embrapa Instrumentação Agropecuária, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, fornece, por telemetria e com a ajuda de um computador pessoal, informações sobre a temperatura e umidade do solo, velocidade do vento, radiação solar, índice de chuva, entre outros dados que auxiliam na previsão de geadas, infestações e doenças. Todo este monitoramento pode ser feito pela Estação GEO 255, um equipamento que foi exposta na AGROTEC´99, em Barretos, SP, de 15 a 21 de novembro.

Com as informações obtidas antecipadamente sobre as condições climáticas e do solo o agricultor economiza tempo e dinheiro, porque pode fazer as aplicações de insumos, plantio em solo adequado, no momento correto, com menos riscos de perdas. O equipamento já está sendo comercializado pela indústria e traz vantagens em relação aos sistemas convencionais, como facilidade de instalação, inclusive para leigos, manutenção, rapidez, precisão e um volume maior de informações. Os aparelhos similares existentes no mercado são, na maioria, destinados à área industrial e inadequados à agricultura, por excesso ou falta de uma determinada característica. Não são desenvolvidos, por exemplo, para funcionar em região desprovida de energia elétrica. A GEO 255 opera exclusivamente no campo e com painel solar associado a baterias.

Pode ser montada de acordo com a aplicação, necessidade e abrangência desejada pelo produtor. É possível formar desde uma simples estação climatológica automática até uma rede para controle de irrigação, silagem e ambientes protegidos. As informações são monitoradas à distância mínima de 20 quilômetros por um microcomputador pessoal, que se comunica com uma ou mais estações de campo. As operações são centralizadas na sede da fazenda. As estações de campo se comunicam entre si e com a base por enlaces de comunicação de dados, via rádio de baixa potência. É possível o encadeamento de várias estações para se atingir distâncias maiores. Em cada estação de campo a interligação dos môdulos sensores e atuadores é feita por um barramento multiponto.

Mais informações: Embrapa Instrumentação Agropecuária Tel.: (16) 274 2477 Visite a home page da Embrapa Instrumentação Agropecuária: http://www.cnpdia.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Tecnologia Agroindustrial 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/