01/11/99 |

Sistemas agroflorestais em pequenas propriedades na TV da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV do dia 11 de novembro, produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, vai mostrar como a implantação de sistemas agroflorestais na pequena propriedade agrícola pode contribuir para o uso sustentável da terra. O programa vai ao ar das 15h às 16h, e contará com a presença de pesquisadores da Embrapa Florestas e de outras instituições para responder às dúvidas dos telespectadores.

A agricultura intensiva, associada ao manejo inadequado dos solos para cultivo e para atividades pastoris, tem sido uma das principais causas do empobrecimento dos solos brasileiros. Como conseqüência, a terra perde em produtividade e, para continuar viabilizando o plantio, os produtores ocupam novas áreas e derrubam o pouco de floresta nativa que existe, causando sérios danos ao meio ambiente. Esta situação tem contribuído, em grande parte, para o aumento da pobreza no campo, para o êxodo rural e o inchaço das cidades.

Na tentativa de oferecer modelos sustentáveis de uso da terra, a Embrapa Florestas iniciou um trabalho de pesquisa participativa para diversificação das atividades na pequena propriedade através do uso de sistemas agroflorestais. Por esse trabalho, que conta com o apoio de cooperativas, prefeituras, universidades e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RS, comprovou-se que a introdução do componente florestal, associado a tecnologias que possibilitam agregação de valor aos produtos, torna o uso da terra ambientalmente mais correta e economicamente sustentável.

O Dia de Campo na TV exibirá experiências de propriedades que, sem abrir mão de sua vocação agrícola, destinaram áreas para reflorestamentos, agregando valor a seus produtos e diminuindo a pressão sobre a mata nativa. Também será mostrado um caso bem particular da Região Centro-Sul do país: a melhoria do cultivo da erva-mate, que já atinge níveis de produtividade semelhantes aos dos países competidores.

Como sintonizar - O programa será transmitido diretamente do estúdio da Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia, em Brasília. A antena parabólica deve ser sintonizada na banda C, freqüência 4190, polarização vertical, ( antenas profissionais), ou na banda L, freqüência 960, polarização vertical, (antenas domésticas). As perguntas aos pesquisadores podem ser feitas pelo telefone 0800 610 505 (ligação gratuita), fax (61) 273-8949, ou pelo e-mail diacampo@spi.embrapa.br.

Mais informações: Embrapa Florestas Tel.: (41) 766-1313 / 9969-9871 Visite a home page da Embrapa Florestas: http://www.cnpf.embrapa.br

Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia Tel.: (61) 340-0675/ 348-4278 Visite a home page da Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia: http://www.spi.embrapa.br

 

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/