01/10/00 |

País auxilia suinocultura uruguaia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, está ajudando o Ministério da Agricultura do Uruguai a melhorar a suinocultura do país. De 11 a 15 de setembro, pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves treinaram cerca de 30 técnicos uruguaios através do Curso de Atualização em Suinocultura realizado em Montevidéu.

"O curso certamente vai aprimorar nossa aproximação com os países do Mercosul", disse o Chefe Adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Suínos e Aves, Paulo Silveira. Foi o Ministério da Agricultura do Uruguai quem demonstrou interesse em promover um curso com os pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves. Através do Predeg, programa do governo uruguaio para o aperfeiçoamento de técnicos que atuam no meio rural, foi viabilizada a cooperação técnica, que tem a intenção de modernizar a suinocultura do Uruguai.

Hoje, os suinocultores uruguaios usam um nível tecnológico baixo e apresentam resultados bem abaixo dos alcançados pelos brasileiros. A suinocultura uruguaia é formada quase que exclusivamente por pequenos e médios produtores, que utilizam um sistema de produção intensivo à campo. Esse sistema, bem diferente do usado no Brasil, faz com que os animais sejam criados parcialmente em áreas ao ar livre. Outra característica da suinocultura uruguaia é a utilização de alimentos como soro de leite e pastagens na nutrição dos animais. A partir do contato com os pesquisadores brasileiros, o Ministério da Agricultura uruguaio pretende buscar a auto-suficiência de carne suína.

O Curso de Atualização em Suinocultura abordou vários aspectos da produção de suínos. Os pesquisadores da Embrapa falarão sobre pontos decisivos para atingir bons resultados na suinocultura, como a higiene e manejo sanitário, nutrição, engenharia rural, meio ambiente, reprodução, melhoramento genético e qualidade de carcaça. Vão estar no Uruguai os pesquisadores Gustavo Lima, Carlos Perdomo, Paulo Silveira, Jerônimo Fávero e Cícero Monticelli.

Jean Carlos Porto Vilas Boas Souza (MTB/SC 00717) Jornalista: (MTb) Embrapa (Brasília – DF) – Tel.: (61) 385-9038  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/