03/02/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa promove curso online para o diagnóstico e controle do oídio do cajueiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Marlon Valentim

Marlon Valentim - Doença é um dos principais problemas enfrentados pela cajucultura no Brasil

Doença é um dos principais problemas enfrentados pela cajucultura no Brasil

O conhecimento técnico é uma das principais ferramentas para o manejo eficiente das culturas agrícolas. Visando promover a saúde das plantas na cajucultura, a Embrapa Agroindústria Tropical oferece um curso à distância sobre o diagnóstico e controle do oídio do cajueiro-anão. A iniciativa busca qualificar produtores, extensionistas, agentes de assistência técnica e extensão rural, empresas do setor da cajucultura e interessados em ampliar seus conhecimentos sobre essa prática, conforme as recomendações da Embrapa.

O curso é de oferta contínua e gratuita. As inscrições podem ser realizadas neste link. Dentre os conteúdos abordados destacam-se: diagnóstico da doença no cajueiro, a partir dos sintomas apresentados na planta; etapas de manejo do oídio, tanto no cultivo em viveiro, quanto no campo; e importância do oídio do cajueiro.

Marlon Valentim, pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical e responsável pelo conteúdo do curso, pontua a relevância do treinamento: “O oídio é a principal doença do cajueiro, assim é de grande importância conhecê-lo melhor. Há muita gente que não conhece a doença e não sabe os sintomas, portanto não consegue identificar o oídio. Então, o curso vem exatamente para isso, para apresentar a doença e direcionar o seu diagnóstico e manejo. Além disso, quem faz o curso tem a possibilidade de replicar esse conhecimento para outras pessoas”.

 

Oídio: a doença mais importante do cultivo de caju

O oídio, causado pelo fungo Erysiphe quercicola, é considerado a principal doença da cajucultura brasileira. As técnicas de controle são as estratégias mais eficazes a serem implementadas nos sistemas de produção. A identificação de clones de cajueiro-anão com maior tolerância à doença também permite que as epidemias não resultem em graves consequências para a cajucultura, como a diminuição da qualidade (mudança de coloração, aspereza e rugosidade) e quantidade (diminuição da massa de castanhas e amêndoas e pedúnculos).

A Embrapa Agroindústria Tropical disponibiliza, além dos cursos, uma série de estudos que abordam o manejo do oídio. Os estudos “Manejo químico do oídio em diferentes clones de cajueiro-anão” e "Monitoramento do oídio do cajueiro-anão visando ao seu controle" são exemplos disso. Outros estudos podem ser encontrados na Infoteca Embrapa.

 

e-Campo: o canal de cursos onlines da Embrapa

O e-Campo é a vitrine de capacitações online da Embrapa. O espaço virtual é destinado à divulgação de cursos a distância desenvolvidos pela Embrapa, em linguagem didática, com teoria e prática. Os temas são selecionados a partir das demandas de conhecimento e tecnologias advindas de produtores, estudantes, extensionistas e técnicos agrícolas, que registram suas necessidades no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC Embrapa).

As capacitações elaboradas por equipes multidisciplinares da Embrapa e de parceiros são ofertadas em ambientes virtuais de aprendizagem, permitindo que cada participante determine seu ritmo, além de possibilitar o acesso de qualquer lugar do Brasil e do mundo, pelo computador, tablet ou smartphone.

Ana Cristina Carvalho, pesquisadora na Embrapa Agroindústria Tropical, destaca o potencial de inclusão do e-Campo: “O e-Campo tem sido um poderoso meio para inclusão tecnológica dos diversos segmentos da agricultura brasileira, pois possibilita uma maior capilaridade e rapidez no compartilhamento e transferência dos conhecimentos e tecnologias gerados pela Embrapa”.

Ricardo Moura (DRT 1618 JPCE)
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa

Lindemberg Bernardo (estagiário de jornalismo)
Embrapa Agroindústria Tropical

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cajucajuculturaoidioevento