03/02/23 |   Agricultura familiar

Secretário de Agricultura de Ipiranga-Goiás visita Embrapa Arroz e Feijão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Sebastião Araújo

Sebastião Araújo - Donizete Pereira, Mábio Chrisley, Alessandro Santos, Glays Matos, Rodrigo Sérgio e Luciene Camarano em experimento de arroz

Donizete Pereira, Mábio Chrisley, Alessandro Santos, Glays Matos, Rodrigo Sérgio e Luciene Camarano em experimento de arroz

Acompanhado de Donizete Antônio Pereira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Ceres-Goiás, o secretário de agrilcultura Alessandro Souza Santos, do município de Ipiranga-GO esteve em visita à Embrapa Arroz e Feijão, no dia 1º de fevereiro, em busca de apoio para ações realizadas em lavoura comunitária, cuja produção oferece alimento para cerca de mil famílias carentes.

O centro de pesquisa recebeu os dois agentes públicos, em primeiro momento, na sala de reuniões da Chefia, onde apresentaram as expectativas acerca do que a Embrapa poderia apoiá-los, e ouviram dos técnicos e gestores sobre as tecnologias que podem ser úteis aos seus propósitos. Fizeram parte desse momento o chefe geral (Elcio Guimarães) e de Transferência de Tecnologia (Roselene Chaves) e, pela equipe técnica da Unidade, Mábio Chrisley, Pedro Sarmento, Rodrigo Sérgio, Newton Noronha, Luciene Camarano e Glays Matos.

Alessandro e Donizete representam dois municípios situados no Vale do São Patrício, Região do Estado de Goiás com intensa atuação em Agricultura Familiar, que conta com diversas parcerias com a Embrapa em Unidades Demonstrativas (UD) para a implantação das culturas do arroz e do feijão irrigado. O projeto social de Ipiranga produz hoje apenas o arroz para atender a população carente, atividade para a qual o secretário solicitou ajuda com sementes, mas os responsáveis pela Transferência de Tecnologia do centro de pesquisa vislumbraram poder contribuir também com orientação para ajuste de manejo e rotação de culturas, visando melhoria da produtividade e da qualidade do produto.

E esse ponto está também entre as solicitações de Alessandro Santos: apoio para o desenvolvimento dos trabalhos na Lavoura Comunitária, inserindo novas culturas, como a mandioca, por exemplo. Segundo Glays Matos, um dos responsáveis pelos trabalhos com Agricultura Familiar na Embrapa Arroz e Feijão e organizador dessa visita, os produtores da Região têm muito boas experiências com feijão irrigado, com UDs em diversas áreas dos Municípios de Ceres, Rialma e Rianápolis, além de Ipiranga, o que deve facilitar essa expansão de atividades.

Segundo Donizete Pereira, desde 2016, o Vale do São Patrício tem trabalhado com feijão adotando sementes da Embrapa, com destaque para a BRS Esteio e a BRS Pitanga, que ele afirma ser o seu melhor produto de venda na Região. “Em cinco hectares, nós produzimos 200 sacas, incluindo o BRS Pitanga, e nem é preciso a indústria comprar, só com os clientes que procuram já vendemos tudo”, diz o produtor familiar. Ele começou plantando 1,4 ha e irá aumentar agora para nove.

Após essa reunião, Alessandro Santos e Donizete Pereira, foram levados a conhecer alguns experimentos de arroz na Unidade, conduzidos pelo pesquisador Mábio Chrisley, que apresentou informações gerais sobre a cultura, em especial, o manejo necessário e ideal para que os trabalhos atinjam os objetivos de produtividade e contribuam no atendimento a comunidade carente.

Ao final, de volta à Unidade, foram dados alguns encaminhamentos de contribuições que a Embrapa pode oferecer, como: intermediar o acesso aos produtores de sementes; realizar capacitação para multiplicadores de feijão, possivelmente em março; agendar uma reunião técnica com o Núcleo Regional da Embrapa Soja para uso de cultivares tradicionais; promover capacitação ou reunião técnica sobre a cultura do arroz, com temas que incluam o consórcio de arroz com forrageira para renovação de pastagem.

Henrique de Oliveira (MTb/GO 1.960)
Embrapa Arroz e Feijão

Contatos para a imprensa

Telefone: (62) 3533-2108

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

agriculturafamiliar