20/03/23 |

Fórum que discutirá contribuição dos serviços ambientais para a sustentabilidade no campo abre inscrições

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arte/Alexandre Esteves

Arte/Alexandre Esteves -

Estão abertas as inscrições gratuitas para o I Fórum sobre Serviços Ambientais na paisagem rural - novas perspectivas para os PSA, evento virtual organizado pela Embrapa que será realizado entre os dias 23 e 25 de maio de 2023, das 14h às 17h. Especialistas de diversas instituições discutirão questões específicas da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais e da sua implementação prática, com enfoque no seu potencial para implementar soluções para problemas ambientais – saiba mais.  

O Fórum está sendo organizado no âmbito do Portfólio Serviços Ambientais da Embrapa, com apoio da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto Estadual do Ambiente (INEA, RJ) e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

A programação inclui palestras divididas por sessões temáticas, relevantes no domínio dos programas de pagamento por serviços ambientais (PSA), que abordarão aspectos legais, iniciativas de aplicação de PSA na área rural, possíveis lacunas e desafios, intercâmbio de experiências em andamento e questões técnico-científicas.

Entre as temáticas abordadas pelas mesas redondas estarão a implementação da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais e os desafios do novo governo para implementação da lei; mecanismos de financiamento públicos e privados; PSA hídrico; quantificação de carbono no solo e oportunidades e desafios do mercado de carbono; biodiversidade e polinização; garantias de salvaguardas socioambientais etc - Confira aqui a programação completa.

Marcia Divina de Oliveira, pesquisadora da Embrapa Pantanal que coordena a comissão organizadora do evento, explica que foram convidados agricultores e comunidades agrícolas, empresas e organizações da sociedade civil, tomadores de decisão em nível municipal, estadual e federal, formuladores de políticas públicas e estudiosos do tema para apresentar e discutir experiências de desenvolvimento de programas de PSA no ambiente rural que buscaram a transição para sistemas agrícolas e florestais mais sustentáveis.

 

Seleção de vídeos

O Fórum abriu também uma seleção de vídeos sobre PSAs. O objetivo é oferecer aos participantes a oportunidade de compartilhar suas soluções sobre pagamentos de serviços ambientais. O prazo para inscrição e envio do vídeo segue até o dia 17 de abril de 2023 – Clique aqui e saiba as regras e como participar.

Qualquer pessoa que tenha uma experiência bem-sucedida na área pode participar da seleção, em especial provedores de serviços ambientais, como proprietários de terras e produtores rurais, e gestores de iniciativas de PSA, como técnicos ou representantes de órgãos públicos ou privados que participam da implementação de iniciativas de PSA.

Os vídeos selecionados pela comissão organizadora serão publicados no canal da Embrapa no YouTube e disponibilizados em uma playlist nomeada ‘Vitrine de iniciativas de PSAs no Brasil’. Alguns poderão ser apresentados durante o Fórum.

 

Engajamento da sociedade

A pesquisadora Fabia de Mello Pereira, da Embrapa Meio-Norte, presidente do Portfólio Serviços Ambientais da Embrapa, afirma que um dos maiores objetivos do Fórum é buscar identificar projetos e ações de pagamentos por serviços ambientais no meio rural que alinhem produtores e organizações privadas e governamentais, com objetivos sociais e ambientais. 

“Dimensionar e direcionar corretamente os benefícios do PSA para os destinatários pode parecer relativamente simples em projetos de pequena escala, mas apresenta dificuldades, em especial quando se trabalha em escala regional e nacional, devido a diferentes custos de oportunidade e considerações de equidade e eficiência. É necessário discutir maneiras de engajar a sociedade nesse sentido”, reflete.

 

Serviço

I Fórum sobre Serviços Ambientais na paisagem rural - novas perspectivas para os PSA

 

 

 

 

Fernando Gregio (MTb 42.280/SP)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/