20/03/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Produção animal  Produção vegetal

Artigo - 20 de Março: Dia Mundial da Agricultura

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Raquel Brunelli D'Avilla

Raquel Brunelli D'Avilla - Técnico e agricultor em horta

Técnico e agricultor em horta

A agricultura é uma atividade, talvez a mais antiga, praticada pelo homem. A importância da agricultura para o ser humano é algo indiscutível. O homem necessita da agricultura para sua alimentação, suas vestimentas, produção de energia e medicamentos, para o descanso, dentre outras necessidades. Por ser ela capaz de prover diversos produtos para atender às necessidades humanas, já justifica a sua importância. No entanto, não é somente isso. Para que a agricultura produza aquilo que o homem necessita, se faz necessário o trabalho do homem.

No início da civilização, cada agricultor cultivava aquilo que era necessário ao seu sustento e de sua família. Também trocava com os vizinhos os produtos que ele necessitava, mas que não produzia. A troca é uma das primeiras relações de comercio. A forma inicial da agricultura era nômade, ou seja, o homem preparava a terra, plantava, cultivava, colhia e depois migrava para outro lugar. À medida que a agricultura se tornou uma atividade capaz de atender às necessidades do homem e gerar renda, ela deixou de ser nômade e se fixou.

No Brasil, durante os séculos 19 e 20, principalmente, houve forte migração interna na busca de terras para desenvolver a agricultura. Mineiros e paulistas foram para Goiás e para o Paraná; gaúchos foram para o Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Maranhão e Piaui. Também houve grandes migrações de agricultores do Nordeste do Brasil para os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, especialmente em épocas de grandes secas no Nordeste.

Toda essa migração, por meio da agricultura, promoveu a ocupação das várias regiões brasileiras. Regiões que eram verdadeiros vazios demográficos hoje são prósperas cidades, como Londrina, Maringá, Ribeirão Preto, Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas, Rio Verde, Jataí, Dourados, Maracaju, São Gabriel do Oeste, Chapadão do Sul, Balsas, Luiz Eduardo Magalhães, Sorriso, Sinop, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, dentre outras. Essas cidades, além de terem a sua economia fundamentada na agricultura, apresentam índices espetaculares de desenvolvimento humano. Tornando-se também referência tanto na produção de grãos, carnes, fibras e biocombustível, como no que se refere à inovação na agricultura.

O Brasil é grande produtor de soja, de carnes, de algodão, de suco de laranja, dentre outros produtos cuja importância para a balança comercial é espetacular. O PIB Agrícola do Brasil, em 2022, foi de 25,5 % do total, o que é um percentual altamente significativo. Do total exportado pelo Brasil, em 2022, 47,6 % foi de produtos agrícolas. A participação da agricultura na geração de empregos é da ordem de 20% de todos os empregos. A agricultura também teve o seu escopo aumentado, sendo também hoje uma atividade importante para o turismo. Com isso, aparece o conceito de multifuncionalidade da agricultura.

No Dia Mundial da Agricultura, o grande homenageado é o Agricultor, que possui uma capacidade empreendedora espetacular, independentemente da área cultivada e das espécies com as quais trabalha. Para o agricultor, que é aquele que desenvolve uma atividade com muitos riscos, o nosso reconhecimento por tudo àquilo que ele produz para atender às nossas necessidades diárias, seja enquanto descansamos, nos alimentamos, nos vestimos, nos locomovendo ou nos distraímos.

 

Fernando Mendes Lamas (Pesquisador)
Embrapa Agropecuária Oeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 3416-9742 | 3416-6884

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

dia-da-agriculturadia-mundial-da-agriculturaagricultor