20/03/23 |

Aplicativo móvel de gestão de rebanho leiteiro será apresentando na Dinapec

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Agricultura Digital (Campinas/SP) leva ao público da feira tecnológica Dinâmica Agropecuária (Dinapec) a Roda da Reprodução 2.0, aplicativo que auxilia na gestão do crescimento de bezerras de leite. A Dinapec visa à interação entre equipes de pesquisa e profissionais de assistência técnica e extensão rural e será realizada entre 22 e 23/03, na sede da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS), realizadora da feira. 

O evento contará com a participação de Stanley Oliveira, chefe-geral da Embrapa Agricultura Digital, durante a cerimônia de assinatura de convênio de cooperação técnica com o governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a ser realizada às 13h30 do primeiro dia do evento. O ponto principal a ser discutido na ocasião é a plataforma BovTrace, um sistema de registro digital de animais desenvolvido para auxiliar o monitoramento do trânsito de bovinos no Brasil.

A plataforma foi idealizada e desenvolvida pela Embrapa Pantanal (Corumbá/MS) com participação da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP), Embrapa Agricultura Digital e Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS). As atividades de validação previstas na parceria contemplam uma junção de esforços entre os centros de pesquisa da Embrapa, o IFMS e a Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO).

A Embrapa Agricultura Digital colabora na finalização do sistema, particularmente por meio da plataforma AgroAPI, destinada à geração e ao compartilhamento de dados de modo seguro, criando condições para animar o ecossistema de inovação de startups em rastreabilidade. Nos próximos meses, a ABPO deverá colaborar com a validação do sistema BovTrace, a ser disponibilizado ao mercado ainda em 2023. 

“Temos o Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade (Sibraar) voltado a culturas agrícolas e teremos também BovTrace, específico para a cadeia de bovino de corte. Por meio da AgroAPI, a unidade oferece a oportunidade de gerenciamento da transação de animais pelo setor produtivo. E, ainda, de escalar solução para que outras empresas desenvolvam ativos relacionados à rastreabilidade a partir da experiência da Embrapa”, avalia Oliveira. 

O gestor destaca a importância da Dinapec na troca de ideias e experiências, relevantes para retroalimentar e aperfeiçoar o desenvolvimento de soluções tecnológicas. O objetivo da feira é promover a interação entre equipes de pesquisa e profissionais de assistência técnica e extensão rural e este ano focaliza a sustentabilidade.

 

RODA DA REPRODUÇÃO 2.0

A ferramenta, que será apresentada ao público da feira, integra de forma automática os dados da Roda da Reprodução e da Roda do Crescimento, agora reunidos num único aplicativo disponível gratuitamente para Android. 

Isso simplifica o monitoramento do crescimento e o peso das novilhas e bezerras e dos estágios produtivos e reprodutivos das vacas desde o momento da cobertura ou inseminação artificial da novilha até o parto, explica a pesquisadora da Embrapa Agricultura Digital, Thaís  Basso Amaral,  que durante o evento fará demonstração do aplicativo no espaço  Soluções para o Rebanho Bovino.

A tecnologia que permite realizar buscas entre os bovinos cadastrados e compartilhar dados por e-mail ou programas de mensagem instantânea foi desenvolvida para o programa Balde Cheio, coordenado pela Embrapa Pecuária Sudeste. 

 

O EVENTO 

A edição 2023 da Dinapec terá formato diferenciado ao contar com local para  painéis temáticos e interações entre palestrantes e público, o Espaço Zimmer, e ainda os Espaços Satélites,  distribuídos ao longo da vitrine tecnológica com dinâmicas igualmente temáticas. Entre elas: Tecnologias para Pastagens e para Sistemas de Produção, Soluções para o Rebanho Bovino e MS Carbono Neutro.

Segundo a organização, os expositores vão estar em todos os Espaços, apresentando suas tecnologias, produtos e serviços. Serão dois dias e meio com uma programação interativa de apresentações rápidas e dinâmicas sobre tecnologias e permeada por debates. 

A Vitrine Tecnológica da Embrapa Gado de Corte, sedia o evento com demonstração de soluções tecnológicas desenvolvidas em parceria com diversas instituições, que buscam a diversificação e a intensificação dos sistemas agropecuários, com o olhar voltado à sustentabilidade

 

SERVIÇO:
Dinapec – Dinâmica Agropecuária
Data: 22 e 23 de março de 2023
Local: Embrapa Gado de Corte (Avenida Rádio Maia, 830, zona rural, saída para Aquidauana, Campo Grande/MS)
Informações: (67) 3368-2000.

 

Valéria Cristina Costa (MTb. 15533/SP)
Embrapa Agricultura Digital

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3211-5747

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

roda-da-reproducaoagroapisibraardinapecbovtrace