20/03/23 |   Produção animal  Transferência de Tecnologia

Opções de forrageiras para alimentação animal são apresentadas na Expoagro Afubra

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Marcia Silveira

Marcia Silveira - Uma das tecnologias apresentadas é o conceito Pasto sobre Pasto

Uma das tecnologias apresentadas é o conceito Pasto sobre Pasto

A Embrapa Pecuária Sul estará presente na 21ª edição da Expoagro Afubra, que será realizada entre os dias 21 e 24 de março de 2023, em Rio Pardo/RS. Nessa edição da feira, o centro de pesquisa vai apresentar alternativas de forrageiras para a bovinocultura de corte e de leite. No estande da Embrapa, que reúne diferentes unidades do país, está programada uma série de palestras abordando soluções tecnológicas voltadas para a agropecuária familiar.

As cultivares que estão sendo apresentadas foram desenvolvidas pela Embrapa com o objetivo de ampliar as opções de forrageiras de qualidade e adaptadas à região Sul. Entre elas está o capim-sudão BRS Estribo, que há mais de 10 anos está no mercado. Trata-se de gramínea anual de verão para pastejo direto dos animais que possibilita a obtenção de excelente desempenho animal em ganho de peso e produção de leite. Também serão mostradas duas cultivares de leguminosas de inverno: o trevo-branco BRS Entrevero e o trevo-vermelho URS BRS Mesclador.

Os visitantes da feira também poderão conhecer o conceito Pasto sobre Pasto, que consiste em mesclar plantas forrageiras de diferentes espécies e ciclos em uma mesma área. Com essa tecnologia é possível ter maior estabilidade na oferta de forragem ao longo do ano, principalmente nos críticos períodos de transição entre as estações frias e quentes do ano, quando ocorrem os conhecidos vazios forrageiros. Em uma parcela na feira, os visitantes poderão ver o conceito de perto, com uma mescla com capim-sudão BRS Estribo e o trevo-branco BRS Entrevero.

A edição da feira conta com a participação de tecnologias das unidades da Embrapa: Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Hortaliças, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Trigo e Embrapa Uva e Vinho.

 

Fernando Goss (1065/SC)
Embrapa Pecuária Sul

Contatos para a imprensa

Telefone: 53 32404749

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

expoagro-afubraevento