20/03/23 |

ABPO e Embrapa Pantanal avançam em três frentes de trabalho em prol da pecuária pantaneira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação - Temas importantes para o Pantanal: balanço de carbono, qualidade da carne pantaneira e estudos sobre as pastagens nativas do Pantanal.

Temas importantes para o Pantanal: balanço de carbono, qualidade da carne pantaneira e estudos sobre as pastagens nativas do Pantanal.

Balanço de carbono, qualidade da carne pantaneira e pastagens nativas serão temas de discussões na Dinapec 2023, evento realizado pela Embrapa Gado de Corte, em parceria com as demais unidades de pesquisa

As três grandes frentes de pesquisa em prol da pecuária no Pantanal serão apresentadas durante a Dinapec 2023 na Embrapa Gado de Corte em Campo Grande, MS. A apresentação das linhas de pesquisas acontecerá na próxima quarta-feira, 22 de março.

“Estaremos presentes no evento, desta vez de forma inédita junto a Associação de Pecuária Orgânica e Sustentável do Pantanal (ABPO), falando sobre três temas importantes para o Pantanal: balanço de carbono, qualidade da carne pantaneira e estudos sobre as pastagens nativas do Pantanal” enfatiza a chefe-geral da Embrapa Pantanal, Suzana Maria de Salis.

A ABPO vem desde 2003 trabalhando a utilização do Protocolo de Carne Orgânica e Sustentável no Pantanal, que privilegia o modelo tradicional de pecuária de baixo impacto, que há mais de 270 anos promove a conservação do Bioma. Desde 2018, o Protocolo recebe incentivo do Governo de Mato Grosso do Sul, e nos últimos anos a ABPO vem trabalhando no alinhamento da cadeia produtiva da carne sustentável, fortalecendo parcerias com diversas entidades como a Embrapa Pantanal e a Embrapa Gado de Corte. 

“Queremos com o desenvolvimento dessas linhas de pesquisas promover alianças mercadológicas para industrialização e comercialização da nossa carne. Pretendemos ainda dentro do evento, assinar junto ao Governo do Estado e as Embrapas, um termo de intenção para junção de esforços no desenvolvimento destas pesquisas vinculadas a cadeia produtivas pantaneiras”, destaca o presidente da ABPO, Eduardo Cruzetta.

Na tenda em parceria com a Embrapa Pantanal, ocorrerá a demonstração da plataforma de rastreabilidade bovina – BovTrace, que entrará em processo de validação junto com a ABPO neste primeiro semestre.

Além deste espaço, a associação também estará presente junto á tenda do Governo do Mato Grosso do Sul.

Serviço

Assinatura do Termo de Intenção para Junção de Esforços no Desenvolvimento de Desafios de Pesquisas vinculados a cadeia produtiva do Pantanal

Local: Dinapec 2023 – Embrapa Gado de Corte
Data: 22 de março
Horário: 13h30 

Sobre a Dinapec 23 – A realização da Dinâmica Agropecuária tem o apoio das seguintes instituições: Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Associação de Criadores de MS (Acrissul), Águas Guariroba, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MS), Geneplus Consultoria Ltda., Fundação MS, Fundação Chapadão, Prefeitura Municipal de Campo Grande (Sidagro), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Unimed e Sistema Brasileiro do Agronegócio (SBA/Canal do Boi).

O patrocínio é da NT@gro, Timac Agro, Marfrig Global Foods, ABPO Pantanal Sustentável, Adames Nutrição Animal, Ihara, Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MS), Adisseo, Beckhauser Manejo Racional, Servsal, Belgo Bekaert Arames Ltda., Aprossul, Semente Legal, Fort Atacadista, Sicredi, Biosul e Unipasto, com realização da Embrapa, Sistema Famasul, Senar-MS e Governo do Estado.

Mayara Martins (.)
Assessoria ABPO - Agro

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 67 9 8405-4452

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/