21/03/23 |   Transferência de Tecnologia  ILPF  Convivência com a Seca

Técnicos da Emater-MG recebem capacitação sobre ILPF

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Sandra Brito

Sandra Brito - Unidade de Referência Técnica e de Pesquisa Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Unidade de Referência Técnica e de Pesquisa Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Técnicos da Emater-MG, Unidade Regional de Guanhães, visitaram a Embrapa Milho e Sorgo entre os dias 15 e 17 de março. A caravana participou do treinamento “Sustentabilidade na Agricultura” e conheceu a Unidade de Referência Técnica e de Pesquisa Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (URTP-ILPF).

De acordo com os pesquisadores da Embrapa, o sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) implantado na Embrapa Milho e Sorgo em 2005 integra, em uma área de 22 hectares, a rotação, a sucessão e a consorciação de lavouras com capins, cultivados em sistema de plantio direto. O objetivo é a recuperação da capacidade produtiva dos solos e a intensificação da produção em uma região com restrição climática à produção, mediante ocorrência de veranico. Esse sistema engloba quatro glebas, de 5,5 ha cada, e o esquema de rotação segue a seguinte ordem: Soja, Milho+Braquiária, Sorgo+Panicum, Pastagem Panicum.

Na área são adotadas as recomendações técnicas de manejo das lavouras e das pastagens com controle de pastejo baseado na altura da forrageira. Os resultados alcançados reafirmam a importância do sistema ILP, com base no sistema de plantio direto, para recuperação da capacidade produtiva dos solos mediante conservação da água no solo.

“Numa região como a nossa, em que existe o risco de frustração de safras por causa do veranico, somado ao inverno seco, quando falta forragem aos animais, as estratégias de ILP são alternativas para superar esses problemas. O produtor deve buscar ajuda com a Emater ou com outra empresa de assistência técnica pública ou privada para fazer um planejamento das atividades. Assim, ele poderá ajustar as tecnologias do sistema ILP à sua vocação agropecuária”, orienta o pesquisador Ramon Alvarenga.

O treinamento iniciou na quinta-feira, 16, pela manhã, com a palestra “Manejo sustentável da fertilidade do solo”, ministrada pelo pesquisador Álvaro Vilela de Resende. Em seguida, o pesquisador Walter Matrangolo abordou “Utilização de leguminosas na fertilização do solo e na alimentação animal”.

À tarde, a agenda continuou na Vitrine de Tecnologias da Embrapa Milho e Sorgo, com duas palestras: “Uso de bioinsumos na agricultura”, com o pesquisador Ivênio Rubens de Oliveira; e “Uso de Barraginhas e do Lago Lonado na preservação do solo e da água”, com o analista Luciano Cordoval.

Na sexta-feira, 17, os pesquisadores da Embrapa apresentaram palestras com o tema “Tecnologias e resultados do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) na Embrapa Milho e Sorgo”, desenvolvidas na Unidade de Referência Técnica e de Pesquisa: “Resultados do Sistema ILPF consórcio Eucalipto-Milho-Capim”, ministrada por Miguel Marques Gontijo; “Produção de grãos para viabilidade da Integração Lavoura-Pecuária (ILP), por Emerson Borghi; “Produção forrageira e animal na ILP”, por Márcia Silveira; e “Monitoramento de emissões de gases dos sistemas ILPF”, apresentada por Monica Matoso Campanha e Thomaz da Costa.

Na região de Guanhães predomina a produção de gado de leite, gado de corte e a silvicultura. O milho e a cana-de-açúcar são cultivados na safra e na safrinha, basicamente para alimentar o gado. “O nosso propósito de visitar a Embrapa foi para aprender mais sobre a conservação do solo e da água. Porque quando não há muita chuva para o cultivo da safrinha o solo fica muito exposto, de fevereiro até outubro”, disse o coordenador regional de Pecuária da Emater, Unidade Regional de Guanhães, Julio César Merlin Gomes.

“A nossa proposta é incentivar os produtores rurais a adotarem os Sistemas ILP e ILPF, com consórcio milho-braquiária. Para isso, é importante que os técnicos estejam capacitados para transmitir as orientações”, pontuou Gomes.

Compareceram à capacitação técnicos de 20 escritórios locais da Emater de Divinolândia de Minas, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Ferros, Gonzaga, Guanhães, Itabira, Itambé do Mato Dentro, Joanésia, Materlândia, Paulistas, Peçanha, Sabinópolis, Santa Efigênia de Minas, Santa Maria de Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, São João Evangelista, Sardoá, Senhora do Porto e Virginópolis.

A visita foi organizada pelos engenheiros agrônomos do setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Marco Aurélio Noce e Silvio Pessoa, e pelo pesquisador Ramon Alvarenga.

Sandra Brito (MTb 06230 MG)
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Telefone: (31) 3027-1223

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

ilpilpfbarraginhasemater-minas