21/03/23 |

Qualificação técnica marca o lançamento da Operação 365

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Geomar Corassa

Geomar Corassa - Participantes desenvolveram atividades teóricas e práticas

Participantes desenvolveram atividades teóricas e práticas

O programa pretende melhorar a qualidade do solo e o sistema produtivo no Rio Grande do Sul

Para marcar o início oficial da Operação 365, a Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL), através da Rede Técnica Cooperativa (RTC), em conjunto com a Embrapa e outras instituições parceiras, realizou a qualificação técnica para 97 técnicos de 18 cooperativas associadas. O treinamento foi realizado no dia 17/03, na sede da CCGL, em Cruz Alta, RS. A Operação 365 tem como objetivo estabelecer um programa para estimular a melhoria da qualidade química, física e biológica dos solos agrícolas, visando elevar a sustentabilidade, a estabilidade produtiva das lavouras e maximizar a rentabilidade das propriedades rurais no Rio Grande do Sul.

Os técnicos habilitados na qualificação serão certificadores pelo programa e poderão realizar avaliação em talhões das propriedades de produtores associados às cooperativas. Para que o produtor receba o certificado, os talhões deverão ser cadastrados na plataforma SmartCoop, que será o ambiente para o gerenciamento de dados registrados em cada talhão. A avaliação será feita através dos critérios do Índice de Qualidade do Manejo (IQM), estabelecido pela Operação 365. Nos critérios do IQM são avaliados fatores como práticas de produção, uso de plantas de cobertura, permanência de palhada, indicadores de custo, questões físicas e químicas do solo, dentre outras.

De acordo com o nível de certificação de cada talhão, o produtor estará apto a receber benefícios da cooperativa em que é associado. Os benefícios visam valorizar os produtores que realizam o manejo adequado, fomentar o uso de boas práticas agrícolas, além de servir como exemplo para outros produtores.

Para Jorge Lemanski, chefe-geral da Embrapa Trigo, com o trabalho que será desenvolvido na Operação 365, todos têm a ganhar: “Com o sucesso de um produtor, seu município ganha, sua cooperativa ganha e o Estado vivencia os resultados positivos de uma boa safra. Além disso, a visibilidade das lavouras que estão no nível de excelência permite que as lavouras que não estão com bom resultado sejam diagnosticadas e, assim, surjam opções para soluções” completou Jorge.

Geomar Corassa, gerente de Pesquisa da CCGL/RTC, ressalta que a Operação 365 é um trabalho coletivo em prol da agricultura. “Acreditamos que vamos contribuir para a melhoria da qualidade das áreas da produção do Rio Grande do Sul e, naturalmente, contribuiremos para o aumento da produtividade e da eficiência agrícola tanto de grãos, leite ou carne”, completou Geomar.

Colaboração Comunicação CCGL

 

Operação 365

www.embrapa.br/audios

 

Joseani Antunes (MTb 9693/RS)
Embrapa Trigo

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 54 3316-5800

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

solos365