22/03/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

I Fórum sobre Serviços Ambientais na paisagem rural: novas perspectivas para os PSAs

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

A Embrapa no âmbito do seu portfólio de projetos de pesquisas em Serviços Ambientais, está organizando o I Fórum sobre Serviços Ambientais na paisagem rural, um evento virtual que discutirá para o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) como um caminho para a sustentabilidade no meio rural. O evento será realizado entre os dias 23 e 25 de maio de 2023, com transmissão pelo canal da Embrapa no YouTube. As inscrições encontram-se abertas clique aqui.

Representantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto Estadual do Ambiente (INEA, RJ) e da Agência Nacional de Águas (ANA), são parceiros do evento. Também colaboram com o evento palestrantes de várias instituições públicas e privadas.

Marcia Divina de Oliveira, pesquisadora da Embrapa Pantanal que coordena a comissão organizadora do evento, explica que foram convidados agricultores e comunidades agrícolas, empresas e organizações da sociedade civil, tomadores de decisão em nível municipal, estadual e federal, formuladores de políticas públicas e estudiosos do tema para apresentar e discutir experiências de desenvolvimento de programas de PSA no ambiente rural que buscaram a transição para sistemas agrícolas e florestais mais sustentáveis.

Também está aberta a inscrição para envio de vídeos contando experiências exitosas em iniciativas de  PSAs para serem compartilhados no evento - Clique aqui e saiba as regras e como participar. O prazo para inscrição e envio do vídeo segue até o dia 17 de abril de 2023.

Qualquer pessoa que tenha uma experiência bem-sucedida na área pode participar da seleção, em especial provedores de serviços ambientais, como proprietários de terras e produtores rurais, e gestores de iniciativas de PSA, como técnicos ou representantes de órgãos públicos ou privados que participam da implementação de iniciativas de PSA.

A pesquisadora Fabia de Mello Pereira, da Embrapa Meio-Norte, presidente do Portfólio Serviços Ambientais da Embrapa, afirma que um dos maiores objetivos do Fórum é buscar identificar projetos e ações de pagamentos por serviços ambientais no meio rural que alinhem produtores e organizações privadas e governamentais, com objetivos sociais e ambientais. 

Os vídeos selecionados pela comissão organizadora serão publicados no canal da Embrapa no YouTube e disponibilizados em uma playlist nomeada ‘Vitrine de iniciativas de PSAs no Brasil’. Alguns poderão ser apresentados durante o Fórum.

 

Serviço

I Fórum sobre Serviços Ambientais na paisagem rural - novas perspectivas para os PSA

 

 

Rosilene Gutierrez
Embrapa Pantanal

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 3234 5875

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/