23/03/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Embrapa divulga agenda de cursos de inseminação em Pelotas, RS

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação - Entre vários benefícios da IA, um deles é melhorar a taxa de desenvolvimento genético e aumentar o ganho de produção.

Entre vários benefícios da IA, um deles é melhorar a taxa de desenvolvimento genético e aumentar o ganho de produção.

A Embrapa Clima Temperado, a Emater/RS e o Centro de Treinamento de Agricultores de Canguçu (Cetac) promovem cinco oportunidades presenciais para os interessados em realizar a formação como inseminadores artificiais em bovinos neste ano. No primeiro semestre estão programadas três edições, e no segundo, mais dois cursos. A formação capacita o aluno a profissionalização, promovendo a abertura de mercado do setor do agronegócio.Todos os participantes recebem certificado de qualificação.

Segundo a pesquisadora Lígia Pegoraro, uma das ministrantes, os cursos de Inseminação Artificial (IA) em Bovinos são realizados periodicamente objetivando capacitar produtores e técnicos no uso da inseminação artificial em bovinos. “Este curso é uma atualização da técnica e é realizado de forma inovadora, visando o bem-estar animal. O aluno participa da capacitação inicial com a formação teórico-prática dos princípios básicos da IA e a prática é realizada com os manequins (Kit Shiva), peças de frigorífico e prática em animais”, explica. 

O curso tem a duração de três dias e é realizado no Cetac, em Canguçu. O aluno retorna a sua propriedade rural e, após determinado período de aplicação da técnica, realiza a prova prática final de IA para comprovação de sua eficiência como inseminador.

 

Calendário anual

Em 2023 serão oferecidas cinco datas para os interessados. No primeiro semestre, os cursos acontecerão nos dias 18 a 20 de abril; 30 de maio a 1º de junho; e nos dias 27 a 29 de junho.  No segundo semestre do ano as edições acontecerão em julho, de 26 a 28, e em setembro, de 12 a 14.

Mais informações/inscrições: ctcanguc@emater.tche.br ou (53) 999479031

Cristiane Betemps (MTb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-8508

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/