23/03/23 |   Mudanças climáticas  Convivência com a Seca  Manejo de Recursos Hídricos

Senado debate impactos das mudanças climáticas sobre a segurança hídrica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A segurança hídrica e as mudanças climáticas foram o tema de uma audiência pública nesta quarta-feira (22/03), na Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, em Brasília (DF). Em alusão ao Dia Mundial da Água, a audiência debateu a relação entre segurança hídrica e mudanças climáticas, bem como as pesquisas já em andamento para minimizar os efeitos na agropecuária brasileira.

Warley Nascimento, chefe-geral da Embrapa Hortaliças, participou do evento representando o presidente da Embrapa, Celso Moretti. O pesquisador Carlos Pacheco, também da Embrapa Hortaliças, apresentou aos senadores e demais presentes no evento as principais conclusões dos os últimos relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), bem como alguns exemplos de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa para o enfrentamento das mudanças climáticas. 

Em sua fala, Nascimento destacou que praticamente todas as 43 Unidades da Empresas desenvolvem pesquisas para minimizar os impactos das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos. “Sãs centenas de projetos, desde a conservação de florestas, biomas, captação de recursos hídricos pelos produtores, uso mais eficiente de água da irrigação, reuso de água na agricultura, programa de cultivares adaptadas a mudanças climáticas, mais resistentes à seca e à escassez hídrica”, enumerou o chefe-geral da Embrapa Hortaliças.

Ele citou ainda o exemplo do cultivo do tomate, para o qual as mudanças climáticas favoreceram o aparecimento de novas pragas, mas logo a pesquisa se mobilizou para desenvolver variedades mais resistentes, favorecendo inclusive a redução do uso de insumos químicos.

 

Contexto
Já o pesquisador Carlos Pacheco apresentou um rápido contexto das mudanças climáticas no mundo, e como a Embrapa tem trabalhado para adaptar a agropecuária brasileira a esse novo cenário. Segundo ele, o último relatório do IPCC apontou um aumento na temperatura média do planeta na ordem de 1,1° C entre 2011-2020, em comparação com o período de referência de 1850 a 1900. “O próprio IPCC recomenda como meta que o aquecimento não seja superior a 1,5 grau, o que está muito próximo de acontecer, e não têm sido observadas ações com intensidade necessária para reverter isso”, assinalou o pesquisador.

O estudo aponta que as atividades humanas são as principais responsáveis pelo aquecimento (principalmente as emissões atmosféricas de gases de efeito estufa - GEEs). Nesse último período analisado, o aquecimento observado foi maior sobre os continentes (média de 1,59 ° C, do que sobre os oceanos (0,88° C).

“A maior parte do aumento da concentração atmosférica de GEEs desde 1750 está inequivocamente relacionada às atividades humanas, sendo que 58% desse aumento ocorreu entre 1850 e 1989 (período de 139 anos) e 42% ocorreu entre 1990 a 2019 (período de 29 anos)”, destacou o pesquisador.

 

Ranking
Segundo ele, no ranking de maiores emissores mundiais, o Brasil tem flutuado, nos últimos anos, entre quarto e quinto colocado. “Existem evidências de que eventos extremos como ondas de calor, precipitações intensas, secas e ciclones tropicais estejam ligados à influência humana. Por exemplo, é provável que as atividades humanas tenham aumentado a frequência de ocorrência de eventos climáticos combinados, como ondas de calor e secas”, destacou.

Pacheco alertou ainda para o fato de que esse aumento da ocorrência de eventos extremos pode colocar milhões de pessoas em insegurança hídrica e alimentar, principalmente populações socialmente vulneráveis na África, Ásia e Américas Central e do Sul.
Alguns exemplos de reflexos negativos que as mudanças climáticas podem ter sobre os recursos hídricos, de acordo com o pesquisador, são a escassez e alterações na qualidade da água; aumento do nível do mar; impactos sobre a biodiversidade aquática; maior ocorrência de chuvas intensas e alteração nos regimes de chuva; maior ocorrência, duração e intensidade de eventos de seca; alterações na umidade do solo.

 

Enfrentamento
Pacheco finalizou sua apresentação mostrando algumas pesquisas da Embrapa voltadas para o enfrentamento das mudanças climáticas, entre elas a Integração Lavoura Pecuária Floresta, o Zoneamento de Risco Climático, o projeto Carne Carbono Neutro, as Hortas Verticais e o desenvolvimento de ferramentas para promover o reúso da água e melhorar as condições de saneamento rural.

Também participaram do evento o coordenador do projeto e regulador de serviços públicos da ADASA - Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF, Wendel Vanderlei Lopes; o coordenador técnico do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA, André Azevedo Rocha; a gerente de planejamento socioambiental Bruna Sobral; e a engenheira civil e especialista em recursos hídricos Patrícia Boson.

Mais informações:
https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoaudiencia?id=24941

Eduardo Pinho (1073 Mtb/GO)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385-9109

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/