22/03/23 |   Transferência de Tecnologia

Roça sustentável é tema de dia de campo em Magalhães de Almeida-MA

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Sem uso de fogo, a tecnologia eleva em até cinco vezes a  produtividade da mandioca e em 50% do arroz e do milho

Embrapa Cocais, Ambev e Cooperativa dos Produtores Rurais do Tabuleiro de São Bernardo realizam dia de campo sobre o Consórcio Rotacionado para Inovação na Agricultura Familiar – CRIAF, também chamado de Roça Sustentável. O evento será realizado no dia 24 de março, das 8h às 12h, no Distrito de irrigação do Tabuleiro de São Bernardo, em Magalhães de Almeida-MA, e conta com a parceria da Prefeitura de São Bernardo, Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação e Instituto Federal do Maranhão – IFMA. O objetivo é discutir o manejo da tecnologia, o consórcio e a rotação das culturas como práticas de sustentabilidade ambiental e segurança alimentar para o desenvolvimento da agricultura maranhense

Desenvolvida pela Embrapa Cocais, a tecnologia busca a diversificação da produção na propriedade do agricultor familiar e permite organizar a produção da família com incremento da produção: até cinco vezes a produtividade da mandioca e em 50% a produtividade do arroz e do milho. Planta-se arroz, milho, feijão-caupi e mandioca em consórcio em faixas, separando as espécies cultivadas de forma que não haja competição entre elas por nutrientes, água, luz e espaço. Além do consórcio, o sistema preconiza a rotação de culturas com uso de “safrinha”, prática que intensifica o uso da terra e maximiza o aproveitamento do período chuvoso.

Para o analista Carlos Santiago, trata-se de um policultivo das culturas mais produzidas pelos agricultores familiares para consumo familiar e comercialização in natura ou processados e subprodutos. “Esse conjunto tecnológico que compõe o CRIAF representa tecnologias sustentáveis que fazem parte das soluções para redução do fogo na agricultura, no combate à pobreza e redução da fome, por meio da produção diversificada de alimentos. O retorno social é a melhoria da produtividade, segurança alimentar e renda do pequeno produtor familiar", detalha. Em termos ambientais, ao incentivar o consórcio e a rotação de culturas, a tecnologia permite incremento na ciclagem de nutrientes, melhor e maior manutenção da biodiversidade, melhoria da conservação do solo, controle de ervas daninhas e manejo de pragas e doenças das culturas.

Programação - Na abertura, dinâmica de campo realizada pelo pesquisador Guilherme Abreu e o analista Carlos Santiago, ambos da Embrapa Cocais, vai mostrar e explanar sobre a tecnologia e o experimento instalado no local. Após, segue palestra das representantes da Ambev, Antônia Daniela e Suzane Bittencourt Lopes, intitulada “Parceria, ação social e benefícios para o produtor”. Após, as palestras sobre “Consórcio e rotação de culturas: fatores para a diversificação e obtenção de altas produtividades com as culturas alimentares da mandioca, arroz, feijão e milho”, a ser proferida por Santiago, e “Melhoramento genético na cultura da mandioca”, a ser ministrada por Abreu.

No dia de campo, também serão repassadas técnicas de manejo do solo, manejo de pragas e doenças, fertilidade e arranjos espaciais, permitindo o uso mais eficiente da terra com sustentabilidade, conservação e manejo adequados do solo.  

 

Flávia Bessa (MTb 4469/DF)
Embrapa Cocais

Contatos para a imprensa

Telefone: 98 3878-2241

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/