23/03/23 |   Comunicação  Transferência de Tecnologia

Jornada do SIVIBE Brasil levará informações sobre o cadastro vitícola nacional para a Campanha Gaúcha

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Dandy Marchetti

Dandy Marchetti - A Jornada do SIVIBE Brasil irá percorrer os principais polos de produção de uvas do Brasil,

A Jornada do SIVIBE Brasil irá percorrer os principais polos de produção de uvas do Brasil,

A região vitivinícola mais ao sul do Brasil, que faz fronteira com o Uruguai, a Campanha Gaúcha, será a primeira a participar da Jornada do Sistema de Informações da Área de Vinhos e Bebidas (Sivibe) para os viticultores brasileiros. Nos dias 29 e 30 de março, os eventos serão realizados nas cidades de Santana do Livramento e Bagé, respectivamente. A Jornada do SIVIBE Brasil é promovidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), através do Departamento de Inspeção de Produtos Vegetal de Origem Vegetal (DIPOV) e pela Embrapa Uva e Vinho e irá percorrer os principais polos de produção de uvas do Brasil, levando informações para apoiar na implementação do Cadastro Vitícola Nacional. 

Direcionada para os viticultores, extensionistas e demais profissionais envolvidos com o Cadastro Vitícola, tem como objetivo apresentar as novidades do sistema e orientar sobre o preenchimento do Cadastro Vitícola da propriedade, bem como da Declaração Anual de Safra, ambos estabelecidos como obrigatórios por lei. A Jornada acontecerá no turno da tarde, das 14h às 16h, sendo no dia 29 de março, na Sede do Sebrae, em Santana do Livramento; e no dia 30, na Casa do Empreendedor, em Bagé.

A Jornada do SIVIBE Brasil é coordenada pelos pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando da S. Protas e Joelsio Lazzarotto, que além de apresentar o Manual do Usuário irão detalhar as novidades do Sistema, também irão explicar o funcionamento da rede de apoio, envolvendo usuários e técnicos do MAPA e da Embrapa, bem como do Call Center, que está à disposição para esclarecer as dúvidas dos usuários.

O SIVIBE é o sistema nacional, coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, que permite o envio pelos viticultores cadastrados das declarações sobre áreas cultivadas, quantidade produzida na safra por variedade e a destinação desta produção. Também possibilita a comprovação e análise desses dados por parte da fiscalização agropecuária, visando o controle da produção vitivinícola nacional. O sistema vai otimizar a fiscalização e o gerenciamento da produção vitivinícola nacional.

A Jornada do SIVIBE Brasil irá percorrer os principais polos de produção de uvas do Brasil, levando informações para apoiar a implementação do Cadastro Vitícola Nacional. A Jornada é uma ação realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), através do Departamento de Inspeção de Produtos Vegetal de Origem Vegetal (DIPOV) e pela Embrapa Uva e Vinho. Não é necessário fazer inscrição prévia e o evento não terá nenhum custo.

Confira a programação da Jornada na Campanha Gaúcha:

29/03 – Santana do Livramento: das 14h às 16h, na Sede do Sebrae/RS;

30/03 - Bagé: das 14h às 16h, na Casa do Empreendedor

Viviane Zanella (MTb 14.400/RS)
Embrapa Uva e Vinho

Contatos para a imprensa

Telefone: (54) 3455- 8084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

sivibecadastro-nacional